Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10770
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pobreza e Educação: um estudo teórico-epistemológico sobre a produção do conhecimento no período de 2000 a 2010 |
Título(s) alternativo(s): | Poverty and education: a theory-methodological study about a knowledge production in the period from 2000 until 2010 |
Autor: | Rosa, Antonia Valbenia Aurélio ![]() |
Primeiro orientador: | Mattos, Carmen Lucia Guimarães de |
Primeiro membro da banca: | Senna, Luiz Antônio Gomes |
Segundo membro da banca: | Castro, Paula Almeida de |
Terceiro membro da banca: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Resumo: | A relação entre a pobreza e a educação é objeto de estudo desta dissertação. A abordagem metodológica foi a revisão bibliográfica de conceitos e aspectos teóricos e epistemológicos. O estudo desenvolveu-se a partir do acesso a teses, dissertações e artigos científicos da literatura nacional, produzidos no período de 2000 a 2010, que compuseram o corpus de dados que foram analisados com o auxílio de mapas conceituais e do software Atlas.ti. O objetivo deste estudo foi investigar, analisar e categorizar a relação entre a pobreza e a educação a partir de produções acadêmicas que discutiram as temáticas e sua relação. O estudo apresenta uma análise sobre a Pobreza: processos sociais e a Educação: desigualdade e exclusão. Dentre os autores que contribuíram para a fundamentação teórica e epistemológica do estudo destaca-se Castel (2005; 2008; 2010) Paugam (2003, 2004), Bourdieu e Champagne (2001), Dubet (2001; 2003; 2004). Esta dissertação está composta da seguinte forma: Introdução, com a escolha da temática, as motivações e justificativas; capítulo I, Exclusão pela pobreza face à educação, que busca compreender os processos de exclusão escolar a partir da relação pobreza e educação; capítulo II, Abordagem teórico metodológica, no qual apresenta a metodologia da pesquisa e o desenvolvimento do estudo; capítulo III, Pobreza e Educação Resultado das análises dos artigos científicos, teses e dissertações do período de 2000 a 2010, em que apresenta os resultados com base nas tematizações que surgiram da análise dos dados e, por fim, Considerações finais com os principais resultados do estudo. Neste sentido, produzir um estudo sobre a relação entre a pobreza e a educação contribuiu para analisar a escolarização do aluno que vive em situação socioeconômica desfavorecida |
Abstract: | The relationship between poverty and education is the object of study of this dissertation. The methodological approach was a literature review of the theoretical and epistemological concepts. The study evolved from access to theses, dissertations and papers of national literature produced in the period from 2000 to 2010, who formed the corpus of data were analyzed with the aid of conceptual maps and software Atlas.ti. The aim of this study was to investigate, analyze and categorize the relationship between poverty and education from academic productions that discussed the themes and their relationship. Therefore, the study presents an analysis of poverty: social processes and Education: inequality and exclusion. Among the authors who contributed to the theoretical study stands Castel (2005; 2008; 2010) Paugam (2003; 2004), Bourdieu and Champagne (2001), Dubet (2001; 2003; 2004). This dissertation is composed as follows: Introduction, with the choice of the theme, the motivations and justifications; Chapter I, face exclusion from poverty to education, which seeks to understand the exclusion processes from school about poverty and education; Chapter II theoretical methodological approach, which presents the methodology of the research and development of the study, chapter III, Poverty and Education - Results of the analysis of scientific papers, theses and dissertations from 2000 to 2010, which shows the results based on subjects that emerged from the data analysis and, finally, the final considerations with the main results of the study. In this sense, produce a study about the relation between poverty and education contributed to analize the student s schoolarization who lives in disadvantaged socioeconomic |
Palavras-chave: | Poverty Education Exclusion Knowledge s Production Exclusão Produção do conhecimento Pobreza Democratização da educação Desenvolvimento econômico Efeito da educação Educação Aspectos Sociais Literatura científica Publicações científicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROSA, Antonia Valbenia Aurélio. Pobreza e Educação: um estudo teórico-epistemológico sobre a produção do conhecimento no período de 2000 a 2010. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10770 |
Data de defesa: | 5-Set-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Antonia Valbenia A Rosa.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.