Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10770
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pobreza e Educação: um estudo teórico-epistemológico sobre a produção do conhecimento no período de 2000 a 2010
Título(s) alternativo(s): Poverty and education: a theory-methodological study about a knowledge production in the period from 2000 until 2010
Autor: Rosa, Antonia Valbenia Aurélio 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Terceiro membro da banca: Melo, Sandra Cordeiro de
Resumo: A relação entre a pobreza e a educação é objeto de estudo desta dissertação. A abordagem metodológica foi a revisão bibliográfica de conceitos e aspectos teóricos e epistemológicos. O estudo desenvolveu-se a partir do acesso a teses, dissertações e artigos científicos da literatura nacional, produzidos no período de 2000 a 2010, que compuseram o corpus de dados que foram analisados com o auxílio de mapas conceituais e do software Atlas.ti. O objetivo deste estudo foi investigar, analisar e categorizar a relação entre a pobreza e a educação a partir de produções acadêmicas que discutiram as temáticas e sua relação. O estudo apresenta uma análise sobre a Pobreza: processos sociais e a Educação: desigualdade e exclusão. Dentre os autores que contribuíram para a fundamentação teórica e epistemológica do estudo destaca-se Castel (2005; 2008; 2010) Paugam (2003, 2004), Bourdieu e Champagne (2001), Dubet (2001; 2003; 2004). Esta dissertação está composta da seguinte forma: Introdução, com a escolha da temática, as motivações e justificativas; capítulo I, Exclusão pela pobreza face à educação, que busca compreender os processos de exclusão escolar a partir da relação pobreza e educação; capítulo II, Abordagem teórico metodológica, no qual apresenta a metodologia da pesquisa e o desenvolvimento do estudo; capítulo III, Pobreza e Educação Resultado das análises dos artigos científicos, teses e dissertações do período de 2000 a 2010, em que apresenta os resultados com base nas tematizações que surgiram da análise dos dados e, por fim, Considerações finais com os principais resultados do estudo. Neste sentido, produzir um estudo sobre a relação entre a pobreza e a educação contribuiu para analisar a escolarização do aluno que vive em situação socioeconômica desfavorecida
Abstract: The relationship between poverty and education is the object of study of this dissertation. The methodological approach was a literature review of the theoretical and epistemological concepts. The study evolved from access to theses, dissertations and papers of national literature produced in the period from 2000 to 2010, who formed the corpus of data were analyzed with the aid of conceptual maps and software Atlas.ti. The aim of this study was to investigate, analyze and categorize the relationship between poverty and education from academic productions that discussed the themes and their relationship. Therefore, the study presents an analysis of poverty: social processes and Education: inequality and exclusion. Among the authors who contributed to the theoretical study stands Castel (2005; 2008; 2010) Paugam (2003; 2004), Bourdieu and Champagne (2001), Dubet (2001; 2003; 2004). This dissertation is composed as follows: Introduction, with the choice of the theme, the motivations and justifications; Chapter I, face exclusion from poverty to education, which seeks to understand the exclusion processes from school about poverty and education; Chapter II theoretical methodological approach, which presents the methodology of the research and development of the study, chapter III, Poverty and Education - Results of the analysis of scientific papers, theses and dissertations from 2000 to 2010, which shows the results based on subjects that emerged from the data analysis and, finally, the final considerations with the main results of the study. In this sense, produce a study about the relation between poverty and education contributed to analize the student s schoolarization who lives in disadvantaged socioeconomic
Palavras-chave: Poverty
Education
Exclusion
Knowledge s Production
Exclusão
Produção do conhecimento
Pobreza
Democratização da educação
Desenvolvimento econômico Efeito da educação
Educação Aspectos Sociais
Literatura científica
Publicações científicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSA, Antonia Valbenia Aurélio. Pobreza e Educação: um estudo teórico-epistemológico sobre a produção do conhecimento no período de 2000 a 2010. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10770
Data de defesa: 5-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Antonia Valbenia A Rosa.pdf2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.