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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Creche UFF e sua Flor de Papel: uma análise sobre a produção de conhecimento de uma biblioteca escolar infantil
Autor: Dornelles, Priscila de Oliveira 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Segundo membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: A Biblioteca Flor de Papel (BFP) assumiu o lugar de protagonista em um trabalho de pesquisa que pretendeu investigar a relação entre criança, livro e a literatura infantil em espaços específicos, distintos dos espaços escolares comumente frequentados pelas crianças na educação infantil (sala de atividades, refeitório, brinquedoteca, entre outros). Trata-se de uma biblioteca pensada e estruturada para receber crianças de 1 a 5 anos de idade, localizada nas dependências da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis Creche UFF. Compreender como se dá o envolvimento da criança pequena com a literatura infantil e também como este espaço colabora com a Creche em seu compromisso com as funções de ensino-pesquisa-extensão foram as motivações que suscitaram o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado inscrita neste texto. O material empírico produzido é composto de 75 trabalhos, entre dissertação de mestrado, artigos acadêmicos, relatórios de estágio, projetos e relatórios de extensão, resumos de artigos acadêmicos, trabalho de conclusão de curso, e outros relativos às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na BFP. Integra o material empírico entrevista realizada com a profissional de biblioteconomia responsável pela instituição. A leitura, estudo e análise desta produção foi realizada com base na metodologia de Interpretação de Sentidos (MINAYO, 2012). Além da análise do corpus desta pesquisa, foi realizada revisão de literatura que trata da constituição das bibliotecas escolares e da literatura infantil no Brasil, passando pelas atuais políticas públicas para o fomento da leitura literária e do livro infantil. Os estudos de Moraes (1943), Milanesi (1985) e Campello (2003, 2011) fundamentaram as perspectivas históricas narradas nesta dissertação. Esta pesquisa possibilitou o reconhecimento da biblioteca escolar como um espaço para a aproximação da criança com a literatura infantil; assim como um território de produção de experiências de infância e de culturas infantis, na medida em que as crianças criam e recriam livremente suas vivências e interações com os livros, com seus pares e com os adultos; além de afirmar a identidade da Biblioteca Flor de Papel como um ambiente da educação infantil que visa contribuir para a formação dos pequenos leitores e produz conhecimento sobre as crianças e a infância no contexto da leitura e da literatura infantis. Essas conclusões foram possíveis no trabalho de estudo e análise das 75 produções que compõem o material empírico já referendado anteriormente, assim como da entrevista com a bibliotecária
Abstract: The Paper Flower Library (BFP) took the protagonist of place in a research work aimed to investigate the relationship between child, book and literary reading in specific spaces, distinct from school areas commonly frequented by children in early childhood education (activity room, dining room, reading room, playroom, etc.). This is a library designed and structured to accommodate children from 1 to 5 years old, located in Early Childhood Education Unit of the premises of the University College Geraldo Reis - Creche UFF. Understanding how is the involvement of young children with children's literature and also how this space works with the Creche in its commitment to the teaching-research-extension functions were the motivations leading to the development of this master's research entered in this text. The empirical material produced consists of 75 works, including dissertation, academic papers, internship reports, projects and extension reports, academic papers summaries, completion of course work, and others related to teaching, research and extension developed in the BFP. Integrates the empirical material interview with librarianship professional responsible for the institution. Reading, study and analysis of this production was based on the Senses Interpretation methodology, according to Minayo (2012). In addition to the corpus of this research analysis, literature review was carried out which deals with the historical development of school libraries and children's literature in Brazil, through the current public policies for the promotion of literary reading and children's book. The Moraes studies (1943), Milanesi (1985) and Campello (2003, 2011) substantiate the historical perspectives narrated in this work. This research allowed the recognition of the school library as a space to approach the child with children's literature; and a production area of childhood experiences and child cultures, in that the children create and freely recreate their experiences and interactions with books, with their peers and with adults; besides affirming the identity of Paper Flower Library as an environment of early childhood education that contributes to the training of young readers and produces knowledge about children and childhood in the context of reading and children's literature. These conclusions were possible in the work of study and analysis of the 75 productions that make up the empirical material was endorsed previously, as well as the interview with the librarian
Palavras-chave: School library
Knowledge production
University Nursery
Biblioteca escolar
Literatura Infantil
Creche Universitária
Infância
Educação Infantil
Educação
Creche
Biblioteca
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DORNELLES, Priscila de Oliveira. A Creche UFF e sua Flor de Papel: uma análise sobre a produção de conhecimento de uma biblioteca escolar infantil. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10771
Data de defesa: 31-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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