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Tipo do documento: Dissertação
Título: A comunidade disciplinar de ensino de Química na produção de políticas curriculares para formação de professores
Título(s) alternativo(s): The disciplinary community of teaching chemistry in the production of curriculum policy for the teaching training
Autor: César, Nathália Terra Barbosa Sathler Lenz 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Abreu, Rozana Gomes de
Segundo membro da banca: Ferreira, Marcia Serra
Resumo: Esta pesquisa parte do entendimento das políticas de currículo como produções resultantes também das traduções de discursos políticos das comunidades disciplinares. A investigação centra-se no modo como os discursos das comunidades disciplinares contribuem para entender a produção dessas políticas. Nesse sentido, o foco específico deste trabalho é o de investigar os discursos sobre formação de professores (FP) na comunidade disciplinar de Educação Química (EQ), de forma a identificar as demandas dessa comunidade no que concerne às políticas nesse campo, e como esses sentidos vão sendo incorporados na defesa dessas demandas. A análise se refere às teses e dissertações defendidas no período de 2001 a 2010 que abordam a temática da formação de professores nesse campo disciplinar. Com base na teorização de Stephen Ball sobre o Ciclo Contínuo de Políticas e na concepção de demanda na teoria do discurso, argumento ser em defesa de suas demandas que a comunidade se insere nas lutas políticas de currículo para FP, por meio de articulações contingentes e provisórias que se formam em torno dos embates, das lutas e das demandas dos sujeitos que participam do ciclo de políticas. Tais demandas são articuladas a outras no jogo político, constituindo os sujeitos nessa luta. Em virtude da pouca ênfase nos estudos de currículo, defendo ser relevante, para atuar sobre essas políticas para FP, o diálogo com esse campo teórico, especialmente tendo por base o conhecimento das múltiplas diferenças nos currículos atualmente vigentes no ensino superior em Química no Brasil. A análise desses textos evidencia que os discursos curriculares da comunidade privilegiam a articulação entre teoria e prática, a aproximação entre conhecimentos específicos e pedagógicos, a formação de um docente autônomo, pesquisador e, acima de tudo, um reflexivo que avalie constantemente a sua prática docente, por estes ampliarem os sentidos defendidos pela comunidade. Também se mostra central a crítica contundente da formação de professores atualmente realizada, sem destaque para experiências exitosas, nem mesmo aquelas decorrentes da própria atuação das lideranças da comunidade disciplinar de Ensino de Química ao longo das últimas décadas
Abstract: This research is based on the understanding of curriculum policies as a result of translations of the disciplinary communities political speeches. This investigation analyses the way the discourses of disciplinary communities contribute to the understanding of the production of these policies. In this sense, the specific focus of this paper is to investigate the discourses on formation of teachers in the disciplinary community of Chemistry Teaching, in order to identifying the demands of this community in relation to the policies in this field, and how these meanings are being incorporated in the defense of such demands. The analysis refers to thesis and dissertations carried out from 2001 to 2010, which deal with teacher formation in this discipline. Based on Stephen Ball s theory about the Continuous Policy Cycle and on the concept of demand in the Theory of Discourse, the main argument is that the community gets involved in the political struggles of the curriculum of teachers formation in defense of their own demands. The community does that through contingent and temporary articulations which are formed around the quarrels, struggles and demands of individuals who participate in the policy cycle. These demands are articulated to others in the political game, consisting in the subjects of this conflict. Due to the lack of emphasis in curriculum studies, I support that the dialogue with the theoretical field is relevant when acting on these policies of formation of teachers, especially when we consider the knowledge of the multiple differences among the curricula currently adopted in higher education in Chemistry in Brazil. The analysis of these texts shows that the curriculum discourses of the community highlight the link between theory and practice, i.e., the close relation between specific and pedagogical knowledge in the formation of an autonomous teacher, researcher, and, above all, a reflective teacher that constantly evaluates their teaching practice since it enlarges the meanings supported by the community. The sharp criticism currently held on the formation of teachers is also central, without highlighting successful experiences, even those arising from the performance of their own disciplinary community leaders of Chemistry teaching over the past decades
Palavras-chave: Curriculum Policy
Formation of teachers
Chemistry teaching
Políticas de currículo
Formação de professores
Ensino de química
Química (Segundo grau)
Professores Formação
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10773
Data de defesa: 27-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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