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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escolas de todas as perdições e degenerescências: Casa de Detenção da Corte e Penitenciária Nacional de Buenos Aires como espaços educativos (1856-1900)
Título(s) alternativo(s): Schools all Damnations and degenerations: Detention House of the Court and the National Penitentiary in Buenos Aires as educational spaces (1856-1900)
Autor: Oliveira, Jailton Alves de 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Lopes, Fábio Henrique
Segundo membro da banca: Silva, Marilene Rosa Nogueira da
Terceiro membro da banca: Silva, José Cláudio Sooma
Quarto membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo discutir como a antiga Casa de Detenção da Corte, idealizada para ser um lugar para presos correcionais, pode ser considerada como um espaço de educação para milhares de homens (livres e libertos), mulheres e crianças, que as elites imperiais consideravam pertencentes ao mundo da rua, isto é, vadios em potencial. Para tanto, concentramo-nos em perceber imbricações entre educação, vadiagem e a instituição, em discursos jurídicos do período imperial, sobretudo em dispositivos legais como o Código Criminal do Império e o Código de Posturas Municipais. A partir das análises do Regulamento, destinado ao bom funcionamento da instituição, e dos Livros de Matrículas de Detentos e Detentas, percebemos tentativas de educar os presos, produzindo comportamentos desejáveis e incitando à produtividade a partir do trabalho nas oficinas internas. Educados nestes termos, cumpririam, assim, um papel importante na constituição de uma sociedade mais civilizada . O referencial teórico-metodológico está imbricado com as noções de poder disciplinar e biopolítica, propostas por Michel Foucault. Nesse sentido, tentamos perceber como as relações de poder intra e extramuros foram constituídas em fatores civilizatórios, educacionais, para os considerados vadios; condição para orientá-los e, por extensão, o conjunto social
Abstract: The present study has a main objective to discuss how the old House of Detention Courte, designed to be place for correctional inmates can be considered as an area of education for thousands of men (free or freed), women and children, the imperial elites considered belonging to the world of the street, so they were stray potential. For this propose we focus on realizing interplay between education, truancy and the institution, in speeches of the imperial period, particularly in legal mechanisms such as the Criminal Code of the Empire and the Municipal Code of Postures. From the analysis of the Regulation for the proper functioning of the institution, and books enrollment of inmates, we see attempts to educate prisoners, producing encouraging desirable behavior and productivity from the work internal workshops. Educated in these terms, fulfilled, thus, an important role in the formation of more civilized . The theoretical and methodological framework is interwoven with notions of disciplinary power and biopolitics, proposed by Michel Foucault. Seen in these terms, we try to understand how power relationships within and extramural factors constituted civilizing, educational, for those considered stray; condition to guide them and, by extension, the social set
Palavras-chave: Education
Crime
Prison
Educação
Criminalidade
Prisão
Prisioneiros Educação - Brasil 1856-1900
Desajustados sociais Educação Brasil 1856-1900
Casa de Detenção (RJ) 1856-1900
Penitenciária Nacional de Buenos Aires (Argentina) 1856-1900
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Jailton Alves de. Escolas de todas as perdições e degenerescências: Casa de Detenção da Corte e Penitenciária Nacional de Buenos Aires como espaços educativos (1856-1900). 2013. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10774
Data de defesa: 31-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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