Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10775
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dedicação exclusiva e pesquisa na universidade: o caso da UERJ |
Título(s) alternativo(s): | Exclusive dedication and research in university: Uerj's case |
Autor: | Alves, Lucia de Assis |
Primeiro orientador: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Edil Vasconcellos de |
Segundo membro da banca: | Madeira, Margot Campos |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento histórico do Programa Prociência da UERJ desde sua criação em 1996 até o processo seletivo de 2003. Pretende, além de que analisar seus resultados, recuperar a história de sua criação e perceber os impactos do Programa sobre a concepção das funções da Universidade, especialmente no que tange à pesquisa. Foi realizado por intermédio de análise documental, entrevistas com principais envolvidos no processo de criação e implementação do Programa e questionários aplicados aos docentes dele participantes. Avaliou que o Programa teve efeitos positivos na produção docente da Universidade, projetando um perfil docente mais ligado à pesquisa. Concluiu, ainda, que após 9 anos no Programa, os docentes tendem a se manter nos processos avaliativos posteriores. Ao mesmo tempo, indicou tratar-se de um Programa que estimula a competitividade entre os docentes, o que tem efeitos negativos sobre sua própria gestão. |
Abstract: | This study aims at showing the historical development of the Programa Prociência from UERJ, since it s beginning, in 1996, until its selective process, in 2003. Besides analyzing its results, the study intends to bring back its background and realize the impact of this program on the conception of the University function, specially concerning research. This was the result of documental analysis, interviews and questionaries, wich proved to be effective regarding the Professor s participation in the Program. It also showed that, after nine years, the professors still stick to the evaluation process. However the program shows that competitive atmosphere is installed among the professors, which has some negative effects. |
Palavras-chave: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro Prociência program Evaluation Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa Prociência Avaliação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALVES, Lucia de Assis. Dedicação exclusiva e pesquisa na universidade: o caso da UERJ. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10775 |
Data de defesa: | 25-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LUCIA DE ASSIS ALVES.pdf | 625,06 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.