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Tipo do documento: Dissertação
Título: Negritude nas práticas pedagógicas da EEI-UFRJ: estudo das relações etnico- raciais na escola de educação infantil da UFRJ
Título(s) alternativo(s): Negritude in the pedagogical practices of EEI-UFRJ: study of ethno- racial relations in the school of children education of na UFRJ
Autor: Miceli, Paulina de Almeida Martins 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Segundo membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Resumo: Encontrar as docentes, conhecer e reconhecer os caminhos pedagógicos que as levam para uma educação das relações étnico-raciais foi o propósito desta pesquisa que teve como campo a Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, escola em que já havia sido professora e que fazia parte do grupo das Unidades de Educação Infantil Universitárias investigadas pelo Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente- GPISD- da Universidade Federal do Rio de Janeiro do qual eu faço parte. O Brasil é reconhecidamente um país negro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, a partir de 2003, foi promulgada a Lei 10.639/03 que altera a LDBEN para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", por conta disso, e pensando no viés da Educação Infantil, busquei por objetivo estudar o fazer docente na EEI-UFRJ, analisando as produções de conhecimento dos docentes desta unidade e, para embasar meu olhar no campo, debrucei-me no documento do MEC intitulado Educação Infantil e práticas psicomotoras de igualdade racial publicado em 2012. Neste processo, o trabalho de pesquisa se constituiu em uma abordagem qualitativa, e teve a análise das produções de conhecimento, obtida através da análise dos cadernos de planejamento dos docentes, e o encontro como metodologia de ensino. O trabalho compõe-se de uma introdução e três capítulos. Na introdução me dedico a explorar os motivos que me levaram a desenvolver este estudo. Nele explico alguns conceitos levantados por mim, faço uma introdução ao conceito de Negritude, amparada em Munanga (1999. 2005) e trago ao leitor uma breve explicação dos capítulos da dissertação. O capítulo 1 dedico a contar a história do Movimento Negro e trago também Stuart Hall (2006) e suas concepções sobre o processo de identificação do negro. O segundo capítulo é dedicado à EEI-UFRJ, sua história, trajetória e o meu encontro neste lugar como professora e pesquisadora. No terceiro capítulo trago o encontro com o campo e com os atores que compõem este espaço. Exponho ainda as impressões, constatações e traduções que fiz sobre as observações e relatos sobre os encontros que o trabalho de campo me proporcionou, apresento os acontecimentos que muito elucidaram o caminhar dessa unidade de educação infantil até os dias atuais, as mudanças ocorridas e aquelas que estão no âmbito dos desejos, dos planos, das necessidades. Esta pesquisa revelou que as demandas com relação as questões étnico-raciais ficam a cargo das demandas trazidas pelas crianças e suas famílias. Há rastros do trabalho sobre os temas, mas não há sempre registros que expliquem como que este trabalho acontece, deixando estas descobertas no campo da memória e das narrativas. É necessário que o trabalho das relações étnico-raciais ganhe força no Projeto Político Pedagógico da escola a fim de que assegure sempre a temática nos planejamentos dos docentes
Abstract: Find the teachers, kow and recognize the pedagogic path that lead to an ethnic-racial education was the purpose of this research that had as a field of research the School of Child Education of Federal University of Rio de Janeiro, where I used to teach. It is/was part of the group of Universitarian Child Education Unit that was investigated by the Group of Research and Teaching Knowledge GPISD. Brazil is recognized as a country with a huge amount of black people according to the data of Brazilian Institute of Geography and Estatistic (IBGE in). In 2003 was promulgated. the Law 10.639/03 that changes the LDBEN to include at the official curriculum of the Education Network the cmpulsory requirement of the themathic Afro-brazilian History and Culture . Because of that and thinking about Child Education, this research tried to study the teaching at EEI-UFRJ and analyzing the production of knowledge of the teachers of this unit. As an intrument of research, the MEC (Ministério da Educação e Cultura) document called Child Education and Psychomotor Practicesof Racial Equity published in 2012. In this process, the research worked as qualitative approach and the review of the production of knowledge obtained by the teachers methodology. This work is composed by na introduction and three chapters. The introduction has as function explore the reasons that lead to the developming of this study.There is na explanation of some concepts, an introduction of the concept of Negritude based on Munanga (1999, 2005) and a quickly explanation about the other chapters. The first chapter tells the history of the black movement and the introduction of the author Stuart Hall (2006) and his concepts about the process of black people identification. The second chapter is dedicated to EEI-UFRJ, it history and my work as a teacher and researcher. The third one, I bring the meeting with the field and the actors that composes this space. More than that, I tell the observations and reports that this field of work has gave to me and present the acontecimentos that helped me to follow my path at this unit. This research revelou that the demands of the ethnic racial relations are related to the demands that the child brings from their homes and families. There are clues of this work but there aren t always registers that could explain how this owkr happens. This important discovers remains in the field of memory and narratives. It is necessary that the work of ethnic-relations get enough strenght on the Pedagoggic Politic Project of the schools to assure this thematic on teaching planning
Palavras-chave: Education of ethnic-racial relations
Race
Negritude
Infantile Education
School of Early Childhood Education
Educação das relações étnico-raciais
Raça
Negritude
Educação Infantil
Escola de Educação Infantil
Educação
Negros - Identidade racial
Relações raciais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MICELI, Paulina de Almeida Martins. Negritude nas práticas pedagógicas da EEI-UFRJ: estudo das relações etnico- raciais na escola de educação infantil da UFRJ. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10777
Data de defesa: 27-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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