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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10779
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tensões contemporâneas no emprego das tecnologias no cenário escolar |
Título(s) alternativo(s): | Contemporary tensions in the use of technology in the school setting |
Autor: | Ferroco, Deborah Orlandini ![]() |
Primeiro orientador: | Senna, Luiz Antônio Gomes |
Primeiro membro da banca: | Calháu, Maria do Socorro Martins |
Segundo membro da banca: | Castro, Paula Almeida de |
Resumo: | O objeto a ser estudado nessa pesquisa são as tensões contemporâneas no emprego das tecnologias no cenário escolar, em face dainterferência dos modos de pensamento sobre os usos da tecnologia de escrita alfabética, bem como suas relações com o processo de letramento. Para isso pretende-se caracterizar o impacto dos modos de pensamento na eleição e uso das tecnologias, em particular da escrita alfabética, a definição da relação entre os modos de pensamento e o processo de letramento e, por fim, a definição de fatores que provocam tensões no processo de letramento, no que se refere à eleição de modos de pensamento no emprego de tecnologias. A justificativa para a realização deste trabalho está no fato de que o uso da tecnologia escrita dentro da escola é feito de forma a contemplar um perfil intelectual específico, baseado na concepção de sujeito cartesiano. Um perfil intelectual serve a um determinado modo de pensamento, que, de acordo com a psicologia de Jerome Bruner, pode variarentre dois tipos, o científico e o narrativo. Dentre esses, o que é academicamente aceito, e relacionado ao modelo cartesiano com o qual a escola trabalha, é o científico. Já o narrativo não tem status como saber válido cientificamente. É o modo de pensamento que define o uso que será feito da tecnologia. Dessa forma é necessário saber transitar entre os dois modos de pensamento, para saber qual se adapta a cada situação experiencial vivida, podendo assim ser considerado um sujeito letrado |
Abstract: | The object to be studied in this research are the current tensions in the use of technology in the school setting, due to the interference of the modes of thinking about the uses of technology alphabetic writing, as well as its relations with the literacy process. For this it is intended to characterize the impact of the ways of thinking in the selection and use of technologies particularly alphabetic writing, defining the relationship between modes of thinking and literacy process and, finally, the definition of factors that cause stress in literacy process, with regard to the election of ways of thinking in the use of technologies. The rationale for this work is the fact that the use of technology within the school writing is done in order to accommodate a profile specific intellectual, based on the design of the Cartesian subject. An intellectual profile serves a particular mode of thinking that, according to Jerome Bruner 's psychology can vary between two types, scientific and narrative. Among these, it is academically accepted and related to the Cartesian model with which the school works, is scientific. But the narrative has no status as scientifically valid knowledge. It is the mode of thought which defines the use to be made of the technology. Thus it is necessary to learn how to transit between the two modes of thought, to see which fits every situation experiential lived and can therefore be considered a literate beings |
Palavras-chave: | Modes of thought Technology Literacy Modos de pensamento Tecnologia Psicologia da aprendizagem Processamento humano da informação Letramento Tecnologia educacional - Influência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERROCO, Deborah Orlandini. Tensões contemporâneas no emprego das tecnologias no cenário escolar. 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10779 |
Data de defesa: | 29-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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