Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10780
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Perspectivas de letramento e alfabetização nas práticas curriculares de educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Perspectives on literacy in the curricular practices of pre-school education |
Autor: | Freitas, Maíra de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Senna, Luiz Antônio Gomes |
Primeiro membro da banca: | Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de |
Segundo membro da banca: | Castro, Paula Almeida de |
Resumo: | O presente estudo é parte integrante das pesquisas realizadas no Ciclo de estudos intitulado Representação Gramatical e Sistemas Metafóricos, realizados pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Sistemas Educacionais . As variáveis que deram origem às minhas inquietações e, consequentemente, ao meu interesse pela investigação a que me proponho, são frutos de observações de meus alunos e de minhas próprias práticas como professora na Educação Infantil. Sendo assim, proponho discutir a seleção de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens, que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, priorizando as discussões sobre como garantir práticas junto às crianças de quatro a seis anos, que se articulem, mas não antecipem, os processos de Alfabetização. Desta forma, o objetivo principal da pesquisa constitui-se em: analisar as condições de introdução de práticas de Alfabetização na Educação infantil, tendo em vista os objetivos deste segmento da Educação Básica com relação ao desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar |
Abstract: | This study is part of the research made at a study circle named Representação Gramatical e Sistemas Metafóricos, by the research group Linguagem, Cognição Humana e Sistemas Educacionais . The variables that initiated my concern and, consequently, my interest for the investigation that I commit to, are fruit of observation of my students and my own practices as an pre-school teacher. Therefore, I propose a discussion of the selection of the pedagogical practices that mediate learning which favor the whole development of children, prioritizing discussion about how to ensure practices with children from four to six years old that articulate, but not anticipate the literacy processes. Thus, the main objective of this research is analyzing the conditions of introduction of the literacy practices in pre-school, having in mind the goals of this segment of elementary education as of the development of children in pre-school ages |
Palavras-chave: | Literacy Pre-school Pedagogical practices Letramento Educação Infantil Práticas pedagógicas Educação de crianças Alfabetização Educação pré-escolar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FREITAS, Maíra de Oliveira. Perspectivas de letramento e alfabetização nas práticas curriculares de educação infantil. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10780 |
Data de defesa: | 30-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Maira de Oliveira Freitas.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.