Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10782
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os usos sociais que as crianças fazem das mídias na vida
Título(s) alternativo(s): The social use that children make of the media
Autor: Paula, Maria Esperança de 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Goulart, Paulo Sergio Sgarbi
Segundo membro da banca: Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os usos sociais que as crianças fazem das mídias em suas vidas, refletindo e avaliando elementos culturais advindos principalmente das mídias eletrônicas presentes no universo do cotidiano infantil. Para embasamento teórico, se fez necessário trazer para discussão teóricos que pesquisam e avaliam as concepções das repesentações e entendimento da definição de infância e de criança no mundo contemporâneo. Apresento um formato de escrita que busca novas abordagens no campo da pesquisa com crianças, acreditando que elas podem ser compreendidas enquanto atores sociais, capazes de produção simbólica e produção de culturas na sua própria infância através de definições pertencentes ao seu universo e cotidiano em que vivem. Apresento, também, uma metodologia de pesquisa-ação com 32 crianças utilizando como dados produções gráficas e relatos orais, que podem ser entendido como documentos de análise para validação das tessituras presentes nesta escrita. Várias são as informações relatadas pelas crianças através de gestos, movimentos comporais, concebidos como os dados relevantes na pesquisa de campo que indicam uma apropriação pelas crianças e os significados atribuídos por elas
Abstract: The present work objective investigates the social uses of technology in the lives of children, contemplating and evaluating cultural elements coming mainly from the presence of electronics in the universe from birth. For academic theory it was necessary to bring theoretical discussion that researches and evaluates the conception of the performances and understanding of the definition of childhood and of a child in the contemporary world. I present a writing format that looks for new approaches in the field of research with children, believing that they can be understood. Social actors are capable of symbolic production and production of cultures in his/her own childhood through definitions belonging to his/her universe and the daily in which he/she lives. I also present a research-action methodology with 32 children using the given graphic productions and oral reports that can be understood as analysis documents for validation of this writing. Several of the informative actions by the children through gestures, corporal movements are given like a relevant data in this field research that indicates an appropriation for the children and the meanings attributed by them
Palavras-chave: Chilhood
Children
Make
Education
Technology
Infância
Criança
Mídia
Educação
Educação de crianças
Tecnologia
Mídia digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PAULA, Maria Esperança de. Os usos sociais que as crianças fazem das mídias na vida. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10782
Data de defesa: 4-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pre textual ate Cap 1 .pdf5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Cap 2 ate Final.pdf11,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.