Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10782
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os usos sociais que as crianças fazem das mídias na vida |
Título(s) alternativo(s): | The social use that children make of the media |
Autor: | Paula, Maria Esperança de ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Primeiro membro da banca: | Goulart, Paulo Sergio Sgarbi |
Segundo membro da banca: | Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar os usos sociais que as crianças fazem das mídias em suas vidas, refletindo e avaliando elementos culturais advindos principalmente das mídias eletrônicas presentes no universo do cotidiano infantil. Para embasamento teórico, se fez necessário trazer para discussão teóricos que pesquisam e avaliam as concepções das repesentações e entendimento da definição de infância e de criança no mundo contemporâneo. Apresento um formato de escrita que busca novas abordagens no campo da pesquisa com crianças, acreditando que elas podem ser compreendidas enquanto atores sociais, capazes de produção simbólica e produção de culturas na sua própria infância através de definições pertencentes ao seu universo e cotidiano em que vivem. Apresento, também, uma metodologia de pesquisa-ação com 32 crianças utilizando como dados produções gráficas e relatos orais, que podem ser entendido como documentos de análise para validação das tessituras presentes nesta escrita. Várias são as informações relatadas pelas crianças através de gestos, movimentos comporais, concebidos como os dados relevantes na pesquisa de campo que indicam uma apropriação pelas crianças e os significados atribuídos por elas |
Abstract: | The present work objective investigates the social uses of technology in the lives of children, contemplating and evaluating cultural elements coming mainly from the presence of electronics in the universe from birth. For academic theory it was necessary to bring theoretical discussion that researches and evaluates the conception of the performances and understanding of the definition of childhood and of a child in the contemporary world. I present a writing format that looks for new approaches in the field of research with children, believing that they can be understood. Social actors are capable of symbolic production and production of cultures in his/her own childhood through definitions belonging to his/her universe and the daily in which he/she lives. I also present a research-action methodology with 32 children using the given graphic productions and oral reports that can be understood as analysis documents for validation of this writing. Several of the informative actions by the children through gestures, corporal movements are given like a relevant data in this field research that indicates an appropriation for the children and the meanings attributed by them |
Palavras-chave: | Chilhood Children Make Education Technology Infância Criança Mídia Educação Educação de crianças Tecnologia Mídia digital |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PAULA, Maria Esperança de. Os usos sociais que as crianças fazem das mídias na vida. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10782 |
Data de defesa: | 4-Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pre textual ate Cap 1 .pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Cap 2 ate Final.pdf | 11,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.