Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10785
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetória de um professor/educador: Roberto Faria, um intelectual transformador entre a prática docente e a prática política
Título(s) alternativo(s): Trajectory of a teacher / educator: Roberto Faria, an intellectual transforming between teaching practice and political practice
Autor: Maia, Marilene Alves 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Ribeiro, Adelia Maria Miglievich
Resumo: A pesquisa buscou, através da trajetória de Roberto Faria (1942-2011), refletir sobre questões educacionais, especialmente da educação rural da região serrana fluminense, local onde Roberto escolheu para morar e trabalhar. Convicto de sua arte-ofício atuou como professor de Matemática na rede de ensino estadual do Rio de Janeiro, com mais de 35 anos em sala de aula. O período recortado compreende o ano da fusão dos antigos estados da Guanabara e Rio de Janeiro, em 1975, quando Roberto muda-se com a família para Friburgo, até a defesa de sua tese de doutorado, 2010, no ano anterior ao de sua morte. O produto da investigação, ora em curso, dá visibilidade a essa trajetória/experiência de vida nos aspectos mais significativos em relação à sua atuação no projeto educacional da região serrana para a proposição desse trabalho. Para tanto, utilizamos, além de bibliografia atualizada referente ao tema, entrevistas com professores, alunos e amigos da localidade, projetos para a escola rural e produções intelectuais do educador. Dentre muitas realizações, destacamos sua contribuição para o Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz, em Barra Alegre, na zona rural. Nessa instituição, conseguiu com incansável esforço ampliar a oferta de ensino, elevando-a ao nível de segundo grau, com o curso de formação de professores. Toda sua produção está permeada pelas críticas ao projeto de educação na sua articulação com as políticas sociais neoliberais, enfocando as ações pedagógicas prioritárias desenvolvidas pelos sistemas públicos, visando identificar a cultura política que permeia as ações educativas
Abstract: The research sought, through the path of Roberto Faria (1942-2011), to reflect on educational issues, especially on rural education in the mountainous region of Rio de Janeiro, where Roberto chose to live and work. Convinced of his art-craft, he worked as a Mathematics teacher in the state education network of Rio de Janeiro, with more than 35 years in the classroom. The cut-off period comprises the year of the merger of the former states of Guanabara and Rio de Janeiro in 1975, when Roberto moved with his family to Freiburg until the defense of his doctoral thesis in 2010, the year before his death. The product of the research, now under way, gives visibility to this trajectory / life experience in the most significant aspects in relation to its performance in the educational project of the mountain region for the proposition of this work. For this, we use, in addition to updated bibliography on the subject, interviews with teachers, students and friends of the locality, projects for the rural school and intellectual productions of the educator. Among many achievements, we highlight his contribution to the Leopoldo Oscar Stutz State College, in Barra Alegre, in the countryside. In this institution, he managed with an untiring effort to expand the offer of education, raising it to the second level with the teacher training course. All of its production is permeated by criticisms of the education project in its articulation with neoliberal social policies, focusing on the priority pedagogical actions developed by public systems, aiming to identify the political culture that permeates educational actions
Palavras-chave: Education of the field
Teaching memories
Roberto Faria
Educação do campo
Memórias docentes
Educação
Professores
Memória
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAIA, Marilene Alves. Trajetória de um professor/educador: Roberto Faria, um intelectual transformador entre a prática docente e a prática política. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10785
Data de defesa: 22-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Marilene Alves Maia.pdf1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.