Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10786
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CIEP 158 Professora Margarida Thompson: Memórias Docentes (Anos 1980)
Título(s) alternativo(s): O CIEP 158 Professora Margarida Thompson: teaching memories (years 1980)
Autor: Domingos, Claudia Maria 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Resumo: O referido estudo, através de revisão de literatura, assinala uma trajetória da história da educação no estado do Rio de Janeiro, destacando o cenário das políticas educacionais, em contraponto às divergências dos governos de Brizola e Chagas, num recorte histórico da década de 1980. A partir desse cenário, se apresentam os CIEPs como destaque do governo Brizola, numa proposta de educação integral, como prioridade das políticas educacionais da época. Nesse sentido, o aluno passa a ser atendido desta forma integral, valorizado em suas possibilidades diversas. Para esse aluno, há a necessidade de um professor integral, preparado para atender a esta demanda multifacetada, com a garantia de espaços de qualificação adequados. O estudo pretende promover uma reflexão a partir das contribuições do pensamento de Gramsci, ao afirmar que o intelectual orgânico se faz necessário para disseminar ideologias que conduzam a mudanças. A pesquisa aponta para as contradições existentes entre a posição atual de direitos conquistados, de espaços de estudo garantidos e uma postura acomodada, mediante às políticas educacionais preestabelecidas, que vem excluindo o pensamento docente, a voz do professor. Tem como objeto de investigação as marcas deixadas por esse período histórico na construção da educação do sul fluminense, destacando o CIEP 158 Professora Margarida Thompson e seus profissionais. Trata-se de uma reflexão crítica da necessidade de formação política e pedagógica para o professor integral
Abstract: This study, through a literature review, indicates a history of education in the state of Rio de Janeiro, highlighting the educational policies scenario, as opposed to the divergences of the governments of Brizola and Chagas, in a historical cut of the 1980s. From this scenario, the CIEP are presented as a highlight of the Brizola government, in a proposal of integral education, as a priority of educational policies of the time. In this sense, the student is treated in this integral way, valued in its various possibilities. For this student, there is a need for an integral teacher, prepared to attend to this multifaceted demand, with the guarantee of adequate qualification spaces. The study intends to promote a reflection from the contributions of Gramsci's thought, when affirming that the organic intellectual is necessary to disseminate ideologies that lead to changes. The research points to the contradictions between the current position of rights conquered, spaces of study guaranteed and a posture accommodated, through pre-established educational policies, which is excluding teacher thought, the voice of the teacher. Its object is to investigate the marks left by this historical period in the construction of education in the south of the state, highlighting CIEP 158 - Professor Margarida Thompson and her professionals. This is a critical reflection of the need for political and pedagogical training for the integral teacher
Palavras-chave: The CIEP 158 Professor Margarida Thompson (Piraí)
Teacher training
1980s
Fluminense Education
CIEP 158 Professora Margarida Thompson (Piraí)
Formação docente
Década de 1980
Educação Fluminense
Educação Rio de Janeiro
Centro Integrado de Educação Pública Professora Margarida Thompson
Professores Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DOMINGOS, Claudia Maria. O CIEP 158 Professora Margarida Thompson: Memórias Docentes (Anos 1980). 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10786
Data de defesa: 22-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Claudia Maria Domingos.pdf4,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.