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Tipo do documento: Dissertação
Título: Discursos em disputa: os sentidos de avaliação no ensino fundamental do município de Macaé
Título(s) alternativo(s): Discourses in dispute: the senses of evaluation in the elementary education of the municipality of Macaé
Autor: Nogueira, Márcia de Paula Pinto 
Primeiro orientador: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Primeiro membro da banca: Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de
Segundo membro da banca: Oliveira, Veronica Borges de
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a avaliação em larga escala do governo federal denominada ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e a municipal denominada AMA (Avaliação Macaense de Alfabetização) e por objetivo principal a análise dos sentidos de avaliação produzidos por docentes de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental no município de Macaé / Estado do Rio de Janeiro. O estudo orienta-se pelas contribuições teórico-metodológicas da Teoria do Discurso proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, buscando problematizar perspectivas essencialistas de currículo e avaliação. Defende que o discurso dos docentes investigados sobre avaliação, não está baseado em uma representação plena de um fundamento de avaliação dado a priori, mas se constitui na luta política por hegemonizar um modelo avaliativo significado como via para o alcance da qualidade da educação. As avaliações externas são produzidas nas articulações contingentes e provisórias que se formam em torno dos conflitos, lutas e demandas na produção das políticas de currículo no espaço escolar, construindo sentidos de avaliação na contingência. O corpo empírico da pesquisa é constituído por entrevistas semiestruturadas com docentes escolhidas durante a observação do cotidiano de escolas da região e outras que a direção das escolas indicou. Analisei também documentos oficiais da SEMED/Macaé que dispõem sobre a AMA, exemplares dos instrumentos avaliativos e informações extraídas do site da prefeitura municipal de Macaé e de Coordenações que formulam e acompanham as provas no município. As investigações apontaram que a ANA e AMA são significados pelos (as) professores (as) como avaliações externas sem característica diagnóstica. E o termo autonomia docente é um ponto central da disputa
Abstract: The purpose of this dissertation is the large - scale evaluation of the federal government called ANA (National Literacy Assessment) and the municipal denominated AMA - (Macanese Literacy Assessment). The main objective is to analyze the meanings of evaluation produced by 1st, 2nd and 3rd years of primary education in the municipality of Macaé / State of Rio de Janeiro. The study is guided by the theoretical-methodological contributions of the Discourse Theory proposed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, seeking to problematize essentialist perspectives of curriculum and evaluation. He argues that the discourse of teachers investigated on evaluation is not based on a full representation of an assessment basis given a priori, but constitutes the political struggle to hegemonize an evaluation model meaning as a way to reach the quality of education. External evaluations are produced in the contingent and temporary articulations that are formed around the conflicts, struggles and demands in the production of curriculum policies in the school space, constructing meanings of evaluation in the contingency. The empirical body of the research is composed of semi-structured interviews with teachers chosen during the daily observation of schools in the region and others that the direction of the schools indicated. I also analyzed official SEMED / Macaé documents about the AMA, copies of the evaluation instruments and information extracted from the Macaé municipal government website and the Coordinations that formulate and follow the tests in the municipality. The investigations indicated that the ANA and AMA are signified by the teachers as external evaluations with no diagnostic characteristic. The term teacher autonomy is a central point of contention
Palavras-chave: Curriculum
Evaluation
Speech Theory
Currículo
Teoria do Discurso
ANA
AMA
Educação Macaé (RJ)
Ensino fundamental
Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NOGUEIRA, Márcia de Paula Pinto. Discursos em disputa: os sentidos de avaliação no ensino fundamental do município de Macaé. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10787
Data de defesa: 16-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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