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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um turista aprendiz nos Parques Infantis: Mário de Andrade, viagem e educação
Título(s) alternativo(s): An apprentice tourist in the playgrounds: Mário de Andrade, travel and education
Autor: Magalhães, Ricardo Elia de Almeida 
Primeiro orientador: Silva, Alexandra Lima da
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Segundo membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Terceiro membro da banca: Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Resumo: Este trabalho investiga a relação estabelecida entre viagem e educação no livro O turista aprendiz , de Mário de Andrade, escrito na década de 1920, e em seu projeto educacional Parques Infantis , implementado na cidade de São Paulo na década de 1930. A pesquisa analisa a forma como Mário de Andrade concebeu suas viagens de uma perspectiva educacional e como em seu projeto educacional, o intelectual colocou em prática elementos assimilados durante as suas viagens. No fim da década de 1920, o autor fez duas viagens, uma para o Norte passando pelo Nordeste e outra para o Nordeste do Brasil. As suas impressões, concebidas como um diário de viagem e publicadas na década de 1970 com o título O turista aprendiz , buscam apreender a identidade brasileira, em suas múltiplas faces, através dos costumes e especificidades de cada local visitado. Na década de 1930, no período em que foi diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Mário de Andrade pôs em prática um projeto de educação infantil denominado Parques Infantis , no qual crianças realizavam atividades artísticas ao ar livre inspiradas em diversas manifestações culturais do Brasil. Assim, este trabalho busca ampliar o conhecimento acerca da História da Educação no Brasil, e nos permite refletir sobre assuntos de grande relevância para os dias de hoje referente às mobilidades, trocas culturais, identidade, diversidade, imaginação e projetos educacionais
Abstract: The present work intends to investigate the relationship established between travel and education in Mário de Andrade's book "O turista aprendiz (The apprentice tourist), written in the 1920s, and in his educational project "Parques infantis" (Playgrounds), implemented in the city of São Paulo in the 1930. The research intends to investigate how Mário de Andrade conceived his trips from an educational perspective and how the intellectual put into practice in Parques Infantis elements assimilated during his trips. In the late 1920s, the leading author of modernism made two trips, one to the North and one to the Northeast of Brazil. His impressions, designed as a travel diary and published in the 1970s under the title O turista aprendiz , seek to capture the Brazilian identity in its multiple faces through the customs and specificities of each place visited. In the 1930s, when he was director of the Department of Culture of the municipality of São Paulo, Mário de Andrade put into practice a children's education project called "Parques Infantis", in which children performed artistic activities inspired by various cultural manifestations of Brazil. These practices, besides promoting the diffusion of the national culture, stimulated the expression of the subjectivities of the children. The educational project "Parques Infantis" has assimilated characteristics present in the book "O turista aprendiz", as valuation of the sensorial and the imaginary, stimulus to the invention and emphasis on the diversity. After constructing his concept of Brazilian identity in a playful and inventive way in the mentioned book, the intellectual conceived an educational project in which he considered the child as producer of culture, based on the Brazilian cultural diversity. Thus, this work is important because of the current theme; seeks to broaden knowledge about the History of Education in Brazil and Latin America; and allows us to reflect on issues of great relevance to contemporaneity regarding mobility, cultural exchanges, identity, diversity, imagination and educational projects
Palavras-chave: Education
Brazil
Modernism
O turista aprendiz
Mário de Andrade
Modernismo
Cultura brasileira
Educação
Andrade, Mário de, 1893-1945
Parques Infantis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAGALHÃES, Ricardo Elia de Almeida. Um turista aprendiz nos Parques Infantis: Mário de Andrade, viagem e educação. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10788
Data de defesa: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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