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Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção de narrativas audiovisuais sobre e contra a homofobia em processos de formação e autoformação para a docência
Título(s) alternativo(s): The audiovisual narratives production about and against homophobia in the processes of teaching s self training and formation
Autor: Reis, Vinicius Leite 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Segundo membro da banca: Fonseca, João Barreto da
Resumo: A homofobia é mais que um preconceito, é um tipo de conhecimento e uma prática de exclusão e violência aos quais determinados corpos estão submetidos dentrofora das escolas. Entender e intervir em alguns dos processos discursivos, verbais e não verbais, em especial os audiovisuais, que produzem e significam nas/com as diversas redes educativas uma diferença relacionada às normas de gênero e à regulação das sexualidades, e que desqualifica e inferioriza determinados sujeitos, modos de viver os prazeres e as potências dos corpos e de experienciar o mundo, é o ponto de partida desta dissertação em que me coloco enquanto corpo-sujeito-pesquisador-gay. Busquei com essa pesquisa nos/com os cotidianos da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pensar tais processos, seus modos de funcionamento, suas ambiguidades e as possibilidades de desnaturalizá-los em contextos de formação e autoformação para a docência, bem como na/com a própria prática de fazer ciência e de comunicar seus achados. Com esse propósito, e no caminho que fui construindo para a investigação, revisitei minhas memórias de escola e os conhecimentos sobre escolarização que com elas fui/vou criando e transformando e refleti sobre as minhas experiências engendradas com as múltiplas práticas com audiovisuais que realizei antes e durante os espaçostempos do curso de Mestrado. A seguir, apresento e analiso, conforme a proposta que moveu essa pesquisa, duas atividades que coordenei e que foram realizadas com as estudantes de Pedagogia da UERJ, no período entre setembro à dezembro de 2016 e de março à junho de 2017, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica Audiovisualidades e redes de significações sobre gênero e sexualidade , ministrada por minha orientadora: uma curadoria de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e compartilhados no YouTube e a produção de dois audiovisuais contra homofobia, um documentário e uma ficção. Destaco que esse estudo se insere em meio a uma audiovisualização das culturas sem precedentes, seja por meio das mídias tradicionais ou das redes sociais na internet, e em um momento político em que o governo brasileiro que não reconhece a homofobia como um preconceito a ser combatido nas/com as escolas, o que o torna urgente e relevante para a área da Educação. Após a análise dos dados coletados e criados, sugiro que com a produção de audiovisuais as estudantes puderam vivenciar uma experiência que, não fosse pelo deslocamento de seus corpos para performar um outro modo de vida, não teria atravessado seus corpos. Por fim, defendo que, nesse caminhar, meu processo de formação para a docência está entrelaçado com a formação das futuras professoras e que é necessário audiovisualizar a ciência
Abstract: Homophobia is more than a prejudice being a kind of knowledge, practice of exclusion and violence to which certain bodies are subjected within and outside schools. To understand and intervene in some of the discursive, verbal and nonverbal processes, especially the audiovisual ones, that produce and signify in the different educational networks a difference related to the norms of gender and the regulation of sexualities and that disqualifies and undermines certain subjects, ways of living the pleasures, bodies enhancement and experiencing the world is the starting point of this dissertation where I place myself as body-subject-researcher-gay. In this research, at the daily life of the Faculty of Education and the Post-Graduation Program in Education (ProPEd) in the Rio de Janeiro State University (UERJ) to think about such processes, their functioning modes, ambiguities and possibilities to denaturalize them in contexts of teaching formation and self-training as well as in their own practice on doing science thus communicating their findings. With this purpose and in the path I have been in order to build such investigation, I revisited school memories, the knowledge about schooling that I have been creating and transforming which reflected on my experiences entangled with multiple practices on audiovisuals which I performed, before and during spacestimes periods on the Master's process. Following I introduce and analyze, according to the proposal that moved this research, two activities that I have coordinated and were carried out together with UERJ Pedagogy' students between two periods of time - 2016, September to December and 2017 March to June - in the discipline Research and Pedagogical Practice "Audiovisuals on Gender and Sexuality Networks of Meaning", given by my advisor: a video curatorship against homophobia produced as school work and shared on YouTube as well as the production of two audiovisuals against homophobia: a documentary and a fiction. I emphasize that this study is inserted in the midst of an unprecedented audio-visuals making of cultures, whether through traditional media or social networks on the Internet, specially at a political moment when the Brazilian government does not recognize homophobia as a prejudice to be fought in/with schools, which makes urgent and relevant to the Education area. After analyzing the data, collected and created, I suggest that with audiovisuals production, students could experiment an experience that, had it not been for the displacement of their bodies to perform in a different way of life such experiences would not have crossed their bodies. Finally I argue that in this process, my teaching training is intertwined with that of future teachers and more than never, it is necessary to audio-visualize the science
Palavras-chave: Homophobia
Gender and Sexuality
Audiovisuals
Teacher training
Teaching Self-Training
Gênero e Sexualidade
Audiovisualidades
Formação de professores
Autoformação para a docência
Educação
Homofobia
Sexualidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: REIS, Vinicius Leite. A produção de narrativas audiovisuais sobre e contra a homofobia em processos de formação e autoformação para a docência. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10789
Data de defesa: 21-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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