Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10790
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por uma espreita infantil: fazer-se professora entre os movimentos do imperceptível
Título(s) alternativo(s): For a childish lurking: making teacher among the movements of the imperceptible
Autor: Morais, Ana Paula Saraiva 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Segundo membro da banca: Paiva, Jair Miranda de
Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa a partir das contingências, de um estado de coisas, experiências, imprevistos que perpassaram a autora, retratada no personagem conceitual da professora-cartógrafa, entre o processo de mestrado e a experiência como professora de Educação Infantil. A partir das experiências em escolas públicas, com crianças, encontrei com a filosofia de Gilles Deleuze, Felix Guattari, Suely Rolnik e outros pensadores e poetas, os conceitos para elaborar um exercício de pensar uma produção e liberação de forças criativas para a vida na educação. Através de noções como cartografia, desejo, agenciamento, devir, espreita, linhas de fugas, se apresentam aberturas para experienciar um trajeto dinâmico que foi se moldando no processo de imersão. Trata-se de uma experimentação cartográfica que exprime, por entre as palavras, cenas que ocorreram com professoras e crianças, compartilhadas através de entrevistas de áudio e em escritos descritas em cenas-epígrafes ou notas epigrafadas, como anotações cartográficas que fiz no decorrer deste estudo e que me provocaram questionamentos como: O que passa em uma escola de Educação Infantil que se mistura, entremeia entre adultos e crianças no cotidiano escolar, sem hierarquias? Que tipo de relação nos permite perceber o imperceptível? . Costurou-se a noção de espreita infantil, relacionada aos conceitos de devir-criança, devir-animal, devir-imperceptível, que se aproxima das experiências vividas nas cenas. Através das cenas, a busca de uma preparação para o inusitado levou a uma postura conceitual de esperar pelo inesperado, a partir de um devir-imperceptível, em que a professora-cartógrafa se investe da figura do anômalo, em Deleuze e Guattari, do andarilho, da feiticeira. Repousa nessas figuras o estilo que se busca para o fazer-professora que se desloca da hierarquização das instituições e põe a professora em estado de espreita infantil, que permite acessar o imperceptível dos encontros
Abstract: This dissertation is a research based on the contingencies, a state of things, experiences, unforeseen that permeated the author, portrayed in the conceptual character of the teacher-cartographer, between the master's degree and the experience as a teacher of Early Childhood Education. From the experiences in public schools with children, I found with the philosophy of Gilles Deleuze, Felix Guattari, Suely Rolnik and other thinkers and poets, the concepts to elaborate a thinking exercise of a production and liberation of creative forces for life in education. Through the notions of cartography, desire, agency, becoming, lurking, lines of escape, there are openings to experience a dynamic path in the process of immersion. It is a cartographic experiment that expresses, in between the words, scenes that occurred with teachers and children, shared through audio interviews and in writings. They are described in epigraph-scenes or epigraphic notes, as cartographic notes that I made during the course of this study and which provoked questions such as: "What happens in a kindergarten school that mixes itself between adults and children in school everyday, without hierarchies? What kind of relationship allows us to perceive the imperceptible?" We proposed a notion of childish lurking, related to the concepts of becoming-child, becoming-animal, becoming-imperceptible, which approximates the experiences lived in the scenes. Through the scenes, the search for a preparation for the unusual led to a conceptual posture of waiting for the unexpected, from a becoming-imperceptible, in which the teacher-cartographer invests the figure of the anomalous in Deleuze and Guattari, of the wanderer, of the sorceress. In these figures rests the style that is sought to make-teacher who moves apart from the hierarchy of institutions and puts the teacher in a state of childish lurking, which allows access to the imperceptible of meetings
Palavras-chave: Cartography
Teacher
Childish lurking
Imperceptible
Early Childhood Education
Professora
Espreita infantil
Imperceptível
Educação Infantil
Educação
Cartografia
Professores - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MORAIS, Ana Paula Saraiva. Por uma espreita infantil: fazer-se professora entre os movimentos do imperceptível. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10790
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Ana Paula Saraiva Morais.pdf1,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.