Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10795
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Interação Não-Verbal Como Pistas de Contextualização: um estudo de caso sobre duas Classes de Progressão
Título(s) alternativo(s): Non-Verbal Interaction as Background Tracks: A Case Study about the Classes of Progression
Autor: Bastos, Nathália Masson 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antônio Gomes
Segundo membro da banca: Borges, Luís Paulo Cruz
Terceiro membro da banca: Alves, Wálcea Barreto
Resumo: As interações humanas são pouco estudadas pela literatura científica na área da educação. A interação não-verbal foi eleita como objeto deste estudo, que teve como loci duas Classes de Progressão revisitadas por meio dos vídeos originais da pesquisa Imagens etnográficas da inclusão: o fracasso escolar na perspectiva do aluno que compõe o acervo do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu). O objetivo do estudo foi analisar cenas que envolvem o olhar de modo a ressignificar os contextos das salas de aula. O olhar e suas funções de regulagem e feedback sinalizaram através de pistas de contextualização que alguns alunos evitam o contato visual com a professora e assim fogem das situações conflituosas presentes na interação professora-aluno. A metodologia utiliza três métodos de pesquisa: recursiva, bibliográfica e estudo de caso. As análises e resultados foram descritos por vinhetas etnográficas. Dentre os resultados, destaca-se as cenas que envolvem o constrangimento e o silêncio dos alunos diante do olhar coercitivo das professoras e a estratégia da invisibilidade por parte deles. Espera-se com esta dissertação alertar professores e alunos sobre as pistas de contextualização que envolvem as interações de sala de aula, no sentido de que elas informam sobre alguns processos que delimitam o sucesso e o fracasso dos alunos
Abstract: Human interactions are little studied by the scientific literature in the area of education. The non-verbal interaction was chosen as the object of this study, which had as its basis two Classes of Progression revisited through the original videos of the research "Ethnographic Images of Inclusion: School Failure from the Student's Perspective", which compiles the collection of the Ethnography Nucleus in Education (NetEdu). The objective of the study was to analyze scenes that involve the look in order to re-significate the contexts of the classrooms. The look and its functions of regulation and feedback signaled through clues of contextualization that some students avoid the visual contact with the teacher and thus escape the conflictual situations present in the teacher-student interaction. The methodology uses three research methods: recursive, bibliographic and case study. Analyzes and results were described by ethnographic vignettes. Among the results, we highlight the scenes that involve the students 'embarrassment and silence in the face of the teachers' coercive look and the strategy of invisibility on their part. This dissertation is expected to alert teachers and students to the contextualization cues that involve classroom interactions, in the sense that they inform about some processes that delimit students' success and failure
Palavras-chave: Interaction non-verbal
Regulation
Feedback
Representation
Teacher/student
Feedback
Representação
Invisibilidade
Professor/aluno
Educação
Interação não-verbal
Regulagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BASTOS, Nathália Masson. A Interação Não-Verbal Como Pistas de Contextualização: um estudo de caso sobre duas Classes de Progressão. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10795
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Disset_Nathalia Masson Bastos.pdf2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.