Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10796
Tipo do documento: Dissertação
Título: Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para autoformação e formação docente continuada
Título(s) alternativo(s): Audiovisuals practiced at/with daily life in Child Education as devices for self-training and teacher training
Autor: Oliveira, Rosane Tesch de 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Resumo: Tecer redes e compartilhar conhecimentos que contribuam com a autoformação e a formação docente tendo como dispositivo as operações docentes com as audiovisualidades nos cotidianos da Educação Infantil é a proposta desta pesquisa que teve, como campo de estudos, os espaçostempos de uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro durante o ano letivo de 2016. Com a pesquisa, foi possível capturar, registrar e discutir, coletivamente, práticas docentes que apontaram para a potência nos usos dos recursos tecnológicos e audiovisuais, sobretudo dos registros videográficos com dispositivos móveis, como o Smartphone, como possibilidade para análise, compreensão, reelaboração e intervenção sobre as próprias práticas, visto que ainda não há outro dispositivo que permita que nos vejamos em atividade. A opção epistemológica e metodológica se insere nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, gerando os movimentos que tornaram visíveis, por meio dos registros de narrativas audiovisuais e de conversas e rodas de conversas, atos e acontecimentos efêmeros e fugidios que, em instantes-já, se transformam em passado no aqui e agora dos cotidianos. A dimensão estética da operatividade que traz, em seu rastro, uma ética e uma política/polêmica, foi desenhando-se ao longo das interações/interatuações docentes e de outras pessoas praticantespensantes dos cotidianos da Unidade, produzindo novas formas de autoapresentação, autorrepresentação, novas percepções técnicas e estéticas e modos outros de sentir a educação
Abstract: The purpose of this research is to show the weaving and sharing of knowledge networks that contribute to self-training and teacher training, having as device the teaching practices with audiovisuals in the daily life of Child Education which had as a field of study, spacestimes of a school from Rio de Janeiro Municipal Education System during the 2016 academic year. Through the research it was possible to capture, register and discuss, collectively, teaching practices that showed the power of the uses of technological and audiovisual resources, especially video graphics registers made with mobile devices such as smart phones, showing the possibility for analysis, understanding, re-elaboration and intervention of their own practices, since there is no other devices that capture and make possible to see ourselves in activity yet. The epistemological and methodological options are inserted in the researches at/from/with daily life, generating movements that made visible, through registers of audiovisual narratives and conversations, acts and ephemeral and fleeting events that, in instants become the past in the here and now of daily life. The aesthetic dimension of operativity, brings in its trace an ethic and a politics/polemic, was drawn along the interactions / interacting between teachers and other practitionersthinkers of the school's daily life, producing new forms of self-presentation and self-representation, new technical and aesthetics perceptions inasmuch as another ways of feeling education
Palavras-chave: Audiovisuals
Self-Training and Teacher Training
Child Education
Audiovisualidades
Autoformação e Formação docentes
Educação
Professores Formação
Educação Infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Rosane Tesch de. Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para autoformação e formação docente continuada. 2017. 20 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10796
Data de defesa: 22-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Rosane Tesch de Oliveira.pdf448,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.