Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10796
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para autoformação e formação docente continuada |
Título(s) alternativo(s): | Audiovisuals practiced at/with daily life in Child Education as devices for self-training and teacher training |
Autor: | Oliveira, Rosane Tesch de |
Primeiro orientador: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Segundo membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Resumo: | Tecer redes e compartilhar conhecimentos que contribuam com a autoformação e a formação docente tendo como dispositivo as operações docentes com as audiovisualidades nos cotidianos da Educação Infantil é a proposta desta pesquisa que teve, como campo de estudos, os espaçostempos de uma Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro durante o ano letivo de 2016. Com a pesquisa, foi possível capturar, registrar e discutir, coletivamente, práticas docentes que apontaram para a potência nos usos dos recursos tecnológicos e audiovisuais, sobretudo dos registros videográficos com dispositivos móveis, como o Smartphone, como possibilidade para análise, compreensão, reelaboração e intervenção sobre as próprias práticas, visto que ainda não há outro dispositivo que permita que nos vejamos em atividade. A opção epistemológica e metodológica se insere nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, gerando os movimentos que tornaram visíveis, por meio dos registros de narrativas audiovisuais e de conversas e rodas de conversas, atos e acontecimentos efêmeros e fugidios que, em instantes-já, se transformam em passado no aqui e agora dos cotidianos. A dimensão estética da operatividade que traz, em seu rastro, uma ética e uma política/polêmica, foi desenhando-se ao longo das interações/interatuações docentes e de outras pessoas praticantespensantes dos cotidianos da Unidade, produzindo novas formas de autoapresentação, autorrepresentação, novas percepções técnicas e estéticas e modos outros de sentir a educação |
Abstract: | The purpose of this research is to show the weaving and sharing of knowledge networks that contribute to self-training and teacher training, having as device the teaching practices with audiovisuals in the daily life of Child Education which had as a field of study, spacestimes of a school from Rio de Janeiro Municipal Education System during the 2016 academic year. Through the research it was possible to capture, register and discuss, collectively, teaching practices that showed the power of the uses of technological and audiovisual resources, especially video graphics registers made with mobile devices such as smart phones, showing the possibility for analysis, understanding, re-elaboration and intervention of their own practices, since there is no other devices that capture and make possible to see ourselves in activity yet. The epistemological and methodological options are inserted in the researches at/from/with daily life, generating movements that made visible, through registers of audiovisual narratives and conversations, acts and ephemeral and fleeting events that, in instants become the past in the here and now of daily life. The aesthetic dimension of operativity, brings in its trace an ethic and a politics/polemic, was drawn along the interactions / interacting between teachers and other practitionersthinkers of the school's daily life, producing new forms of self-presentation and self-representation, new technical and aesthetics perceptions inasmuch as another ways of feeling education |
Palavras-chave: | Audiovisuals Self-Training and Teacher Training Child Education Audiovisualidades Autoformação e Formação docentes Educação Professores Formação Educação Infantil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Rosane Tesch de. Audiovisualidades praticadas nos/com os cotidianos da Educação Infantil como dispositivos para autoformação e formação docente continuada. 2017. 20 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10796 |
Data de defesa: | 22-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Rosane Tesch de Oliveira.pdf | 448,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.