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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10870
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise da concentração de material particulado (MP2,5) na área de influência do Corredor Viário Transolímpica - RJ |
Título(s) alternativo(s): | Particulate matter (PM2.5) concentration analysis in the influence area of Transolímpica highway - RJ |
Autor: | Peixoto, Diego Rafael dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Simone Lorena Quitério de |
Primeiro coorientador: | Fortes, Júlio Domingos Nunes |
Primeiro membro da banca: | Veiga, Lilian Bechara Elabras |
Segundo membro da banca: | Louzada, Marco Aurélio Passos |
Terceiro membro da banca: | Silva, Josiane Loyola da |
Resumo: | A instalação e operação de rodovias traz diversos impactos ambientais, dentre os quais a alteração na qualidade do ar. O material particulado fino (MP2,5) é um dos principais poluentes que contribuem para a diminuição da qualidade do ar na área de influência de rodovias. Esse tipo de material particulado pode penetrar nas camadas mais profundas do sistema respiratório e causar problemas de saúde na população exposta ao poluente. Na Transolímpica, um Corredor Viário do Rio de Janeiro, o monitoramento de MP2,5 foi realizado durante a fase de instalação e operação da via como parte de seu processo de licenciamento ambiental, que tem como órgão licenciador o Instituto Estadual do Ambiente. O presente trabalho analisou a concentração de MP2,5, em duas estações de monitoramento da qualidade do ar, no período de outubro de 2014 a outubro de 2018, contemplando as fases de instalação e operação da via. Foi realizada a comparação da concentração de MP2,5 entre as fases de instalação e operação e com os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA N° 491/2018 e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a qualidade do ar local foi avaliada e as variáveis meteorológicas foram correlacionadas com a concentração de MP2,5. Os resultados mostraram que o limite da Resolução CONAMA N° 491/2018 foi extrapolado 3 dias na fase de instalação e o limite recomendado pela OMS foi violado em 81 dias de amostragem. A comparação entre as fases de instalação e operação da Transolímpica mostrou que durante as obras a concentração de MP2,5 foi cerca de 24 % maior. A qualidade do ar foi classificada como BOA em ambas as fases. E todas as variáveis se mostraram fracamente correlacionadas com concentração de MP2,5. A principal causa levantada para explicar a concentração de MP2,5 ter se apresentado maior na fase de instalação é o alto fluxo de veículos movidos a diesel no local, em comparação com a fase de operação. |
Abstract: | The construction and operation of highways results in major environmental impacts, among them change in air quality. Fine particulate matter (PM2.5) is one of the main pollutants that contribute to decrease air quality in highways influenced areas. This particulate matter type can penetrate deep into the respiratory system and cause health problems in the population exposed. At Transolímpica, a highway in Rio de Janeiro, PM2.5 monitoring was carried out during the road construction and operation of as part of its environmental licensing process, which has as environmental agency the Instituto Estadual do Ambiente. The present study analyzed PM2.5 concentration in two air quality monitoring stations from October 2014 to October 2018, contemplating road construction and operation phases. PM2.5 concentration was compared between construction and operation phases and with and the World Health Organization (WHO) limits. In addition, local air quality was evaluated and meteorological variables were correlated with PM2.5 concentration. The results showed that the Resolução CONAMA N° 491/2018 limit of was extrapolated 3 days in construction phase and the recommended WHO limit was violated in 81 days of sampling. The comparison between the Transolímpica construction and operation phases showed that during the construction MP2.5 concentration was about 24 % higher. The air quality was classified as GOOD in both phases. All variables were poorly correlated with MP2.5 concentration. The main cause raised to explain the higher MP2.5 concentration in construction phase is the high flow of diesel-powered vehicles in place, compared to the operating phase. |
Palavras-chave: | Environmental engineering Dust Air pollution Highways Resolução CONAMA N° 491/2018 Air Quality PM2.5 Construction Fine Particulate matter Transolímpica Engenharia ambiental Poeira Poluição do ar Rodovias Resolução CONAMA N° 491/2018 Qualidade do Ar MP2,5 Obras Material Particulado Fino Transolímpica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental |
Citação: | PEIXOTO, Diego Rafael dos Santos. Análise da concentração de material particulado (MP2,5) na área de influência do Corredor Viário Transolímpica - RJ. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental: controle da poluição urbana e industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10870 |
Data de defesa: | 13-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental |
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