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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10882
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Previsão das emissões veiculares com a implantação gradativa de veículos híbridos e elétricos na cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Prediction of vehicular emissions with the gradual implementation of hybrid and electric vehicles in the city of Rio de Janeiro |
Autor: | Soares, Laiza Molezon ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Simone Lorena Quitério de |
Primeiro coorientador: | Martins, Eduardo Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Ventura, Luciana Maria Baptista |
Segundo membro da banca: | Corrêa, Sérgio Machado |
Resumo: | O setor de transporte é o principal causador das emissões de poluentes atmosféricos locais, que afetam diretamente o bem-estar e a saúde da população. O desenvolvimento de soluções inovadoras e ambientalmente corretas para o setor de transporte rodoviário assume um papel de relevância. Diante disto, o objetivo principal deste estudo foi prever as emissões veiculares da cidade do Rio de Janeiro com a implantação gradual de automóveis e ônibus elétricos e híbridos-elétricos até 2030. Para isto foram simulados 07 (sete) cenários, considerando a implantação de 10 % de ônibus elétrico e híbrido-elétrico em 2020, 15 % em 2021, 20 % em 2022, até atingir 100 % em 2030. Para os automóveis elétricos e híbrido-elétricios foi considerado a implantação de 2% em 2020 aumentando progressivamente 3% ao longo dos anos até alcançar 52% em 2030. Os dados das emissões veiculares estimadas pelo Inventário de Emissões de Fontes Veiculares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Ano-base 2013 foram utilizados como base do estudo. Os resultados apontaram que a substituição de 52% da frota de automóvel convencional por automóveis elétricos, em 2030, poderá reduzir 36% das emissões de CO, bem como 35% e 47% de NMHC e RCHO, respectivamente. Já a substituição de 100% da frota de ônibus convencional por elétricos, reduzirá 19% de MPescap e 28% de NOx. As tecnologias veiculares elétricas e híbrido-elétricas poderão contribuir para a redução dos níveis de emissão dos poluentes, auxiliando no atendimento à Resolução CONAMA no 491/18, a qual estabelece os novos Padrões de Qualidade do ar do Brasil. |
Abstract: | The transport sector is the main cause of local air pollutant emissions, which directly affect the well-being and health of the population. The development of innovative and environmentally friendly solutions for the road transport sector plays a key role. Given this, the main objective of this study was to predict the vehicle emissions of the city of Rio de Janeiro with the gradual deployment of electric and hybrid electric cars and buses by 2030. For this, 07 (seven) scenarios were simulated, considering the implementation of 10 % of electric and hybrid-electric buses in 2020, 15 % in 2021, 20 % in 2022, until reaching 100 % in 2030. For electric and hybrid-electric cars it was considered the implementation of 2 % in 2020 increasing progressively 3 % over 52 % by 2030. Vehicle emission data estimated by the Rio de Janeiro Metropolitan Region Vehicle Source Emissions Inventory: Base Year 2013 were used as the basis of the study. The results showed that replacing 52 % of the conventional car fleet with electric cars by 2030 could reduce 36 % of CO emissions as well as 35% and 47 % of NMHC and RCHO, respectively. Replacing 100% of the conventional bus fleet with electric buses will reduce 19% MPescap and 28 % NOx. Electric and hybrid electric vehicle technologies can contribute to reducing pollutant emission levels, helping to comply with Resolution CONAMA no. 491/18, which establishes the new Brazilian Air Quality Standards. |
Palavras-chave: | Environmental engineering Air pollution Motor vehicles Pollutants Vehicle emission Hybrid car Hybrid bus Top-down Engenharia Ambiental Poluição do ar Veículos a motor Poluentes Emissão veicular Automóvel híbrido Ônibus híbrido Top-down |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental |
Citação: | SOARES, Laiza Molezon. Previsão das emissões veiculares com a implantação gradativa de veículos híbridos e elétricos na cidade do Rio de Janeiro. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental: controle da poluição urbana e industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10882 |
Data de defesa: | 29-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental |
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