Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10898
Tipo do documento: Dissertação
Título: Coleta Seletiva Solidária de resíduos recicláveis dirigida à rede estadual de ensino do Rio de Janeiro - estudo de caso.
Título(s) alternativo(s): A case study of the selective solidary collection of recycable waste applied in the state schools
Autor: Bento, Raquel Flavia Pires 
Primeiro orientador: Silva, Elmo Rodrigues da
Primeiro coorientador: Mattos, Ubirajara Aluizio de Oliveira
Primeiro membro da banca: Castro, Elza Maria Neffa Vieira de
Segundo membro da banca: Gonçalves, Heloisa Helena Albuquerque Borges Quaresma
Resumo: O aumento da demanda de água, energia, bem como a mudança na composição e na quantidade dos resíduos, associados aos impactos socioambientais que eles provocam, tornaram-se um dos grandes desafios atuais para a sociedade e, em particular, para as escolas públicas. Nesse contexto, o governo do estado do Rio de Janeiro, dentro de seu Plano Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, criou o Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS), em outubro de 2009, realizado em parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Este Programa assessora a implantação da Coleta Seletiva Solidária (CSS) de materiais recicláveis nos municípios do estado. O eixo-escolas, uma das suas linhas de ações, assessora a implantação da CSS na rede estadual, conforme determina o Decreto Estadual 40.645/07. Considerando os problemas relacionados aos resíduos e a exigência legal, boa parte das escolas estaduais não implantaram ainda a Coleta Seletiva Solidária, por diversos fatores. O objetivo da pesquisa é estudar o modelo de Coleta Seletiva proposto pelo PCSS nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Como estudo de caso, esse modelo foi aplicado no Colégio Estadual Souza Aguiar (CESA). Utilizou-se da pesquisa-ação como abordagem metodológica e o instrumento de coleta de dados foi o questionário dirigido aos participantes das oficinas de capacitação na UERJ. No CESA foram aplicados questionários aos alunos e acompanhado o processo de implantação da CSS através da observação participante. Conclui-se que os resultados da pesquisa não podem ser generalizados para toda a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Contudo, ele possibilitou identificar questões importantes e sugerir recomendações para o aperfeiçoamento do modelo estudado. Destaca-se a importância de formalizar o compromisso institucional dos dirigentes das escolas com a implantação da CSS, contribuindo com a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade socioambiental do estado do Rio de Janeiro.
Abstract: Increased demand for water, energy, and the change in the composition and quantity of wasteassociated with socio-environmental impacts have become a major challenge today, particularly for public schools. In the context of waste management, the state government of Rio de Janeiro created the Selective Solidary Collection Project (PCSS), wich was initiated in October 2009 . It is held by the partnership between the State Agency of Environment (INEA), the State University of Rio de Janeiro (UERJ) and the State Department of Education (SEEDUC), to assist in the implementation of the Selective Solidary Collection of recyclable waste (CSS) in the municipalities. The Selective Solidary Collection in the State Schools, one of the lines of actions of this program, seeks the implementation of CSS in the state, as determined by State Decree 40.645/07. Considering the environmental and social problems related to waste generation and disposal, as well as the legal requirement of the decree, most schools have not yet deployed the Selective Solidary Collection of recyclable waste. The objetive is to study the application of the model proposed by PCSS of Selective Solidary Collection for state schools of Rio de Janeiro. As a case study, the model was also applied in the State College Souza Aguiar (CESA). We used action research as a methodological approach and questionnaires distributed to participants of workshops on UERJ as data collection instrument. In CESA, were also used questionnaires to students and monitored the process through participant observation. We conclude that the search results can t be generalized to all state schools in Rio de Janeiro. However, it helps to identify important issues and suggest recommendations for its improvement. The study shows the importance of formalizing the institutional commitment of school to obtain success on the implementation of CSS, while contributing to the formation of citizens committed to social and environmental sustainability of the state of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Solidary collection of recyclable waste
Environmental education
State College Souza Aguiar
State Schools of Rio de Janeiro
Coleta seletiva solidária
Educação ambiental
Escolas estaduais do Rio de Janeiro
Colégio Estadual Souza Aguiar
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Citação: BENTO, Raquel Flavia Pires. Coleta Seletiva Solidária de resíduos recicláveis dirigida à rede estadual de ensino do Rio de Janeiro - estudo de caso.. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental: controle da poluição urbana e industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10898
Data de defesa: 31-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Raquel Flavia Pires Bento.pdf1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.