Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10906
Tipo do documento: Dissertação
Título: Meio Ambiente sob a ótica da sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro: aspectos da gestão de resíduos.
Título(s) alternativo(s): Sustainable waste management in the 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro.
Autor: Silva, Cléber Soares da 
Primeiro orientador: Ferreira, João Alberto
Primeiro coorientador: Silva, Elmo Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Schmidt, Celina Aída Bittencourt
Segundo membro da banca: Bredariol, Celso Simoes
Resumo: A cidade do Rio de Janeiro foi eleita sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e são previstos impactos significativos em investimento e na geração de emprego, atrelados a isto existe a preocupação com as questões ambientais e a sustentabilidade do evento. No dossiê de candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, existia o compromisso com a gestão dos resíduos sólidos. As grandes linhas de ações foram definidas quando do lançamento da candidatura do Rio de Janeiro a sede do evento, fato este que se concretizou em 02 de outubro de 2009. A gestão dos resíduos para 2016 é ainda carente de informações quantitativas de sua geração, das necessidades de adaptações das instalações para o período de realização do evento, bem como da definição de metas para que a gestão dos resíduos devidamente alinhadas com os preceitos do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo é avaliar sub o conceito de desenvolvimento sustentável a gestão de resíduos sólidos durante a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. A metodologia consiste no levantamento histórico dos Jogos Olímpicos com especial detalhamento nas questões ligadas ao conceito de desenvolvimento sustentável e gestão de resíduos, análise dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, levantamento em campo da preparação dos Jogos Olímpicos de Londres, observações em campo na cidade do Rio de Janeiro e a análise de dados para o cálculo da estimativa de geração de resíduos durante a realização dos Jogos de 2016. As comparações com outros eventos demonstraram semelhanças e diferenças com os Jogos Olímpicos de 2016 e possibilitou a apresentação de proposições para a gestão de resíduos sólidos. A projeção de geração de resíduos durante o evento é significativa e aponta a necessita de atenção para potencializar as ações como coleta seletiva, reciclagem e compostagem. São indicados estudos futuros sobre a gestão dos resíduos, em especial da construção civil durante as obras das futuras instalações, algumas delas já em curso.
Abstract: The city of Rio de Janeiro was elected host of the Olympic and Paralympic Games in 2016 and significant impacts on investment and employment generation, linked to this is the concern with environmental issues and the sustainability of the event. In the application file of Rio de Janeiro to host the 2016 Olympic Games, there was a commitment to solid waste management. The broad lines of actions were set when launching the application for Rio de Janeiro to host the event, a fact which took place in October 2, 2009. The waste management for 2016 is still lacking quantitative information of it s generation, premises needs adapting for the period of the event, as well as setting targets for the management of waste properly aligned with the principles of sustainable development . The objective of this study is to evaluate the concept of sustainable development within the waste management during the 2016 Olympic Games in the city of Rio de Janeiro. The methodology is a historic survey of the Olympic Games with special detail on issues related to the concept of sustainable development and waste management, analysis of the Pan American Games in Rio de Janeiro, field survey of the preparation of the London Olympics, field observations in the city of Rio de Janeiro and data analysis to calculate the estimate of waste generation during the Games in 2016. Comparisons with other events showed similarities and differences with the 2016 Olympic Games and made possible the presentation of proposals for solid waste management. The projection of waste generation during the event is significant and highlights the need for attention to potentiate the actions as selective collection, recycling and composting. Future studies are indicated on the management of waste, particularly during the construction works of future plants, some already in progress.
Palavras-chave: Environment
Sustainable development
Olympic Games in Rio de Janeiro
Waste Management
Meio ambiente
Desenvolvimento sustentável
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Gestão de resíduos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Citação: SILVA, Cléber Soares da. Meio Ambiente sob a ótica da sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro: aspectos da gestão de resíduos.. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental: controle da poluição urbana e industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10906
Data de defesa: 15-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.