Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11050
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do consumo de água de alunos do ensino médio de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro-RJ com propostas de racionalização do uso da água
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the water consumption of high school students in public and private institutions in Rio de Janeiro
Autor: Silva, Ana Gabriela dos Santos Garcia da 
Primeiro orientador: Ohnuma Júnior, Alfredo Akira
Primeiro membro da banca: Obraczka, Marcelo
Segundo membro da banca: Bouhid, Roseantony Rodrigues
Resumo: À medida que a densidade demográfica aumenta, a capacidade dos recursos hídricos para atender a essa demanda diminui, no Brasil isso ocorre, principalmente, devido à má gestão no uso das águas urbanas. A atual crise hídrica faz com que se busquem caminhos para o uso racional da água. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o consumo desagregado de água de alunos do ensino médio em quatro instituições de ensino localizadas no município do Rio de Janeiro-RJ. O estudo contempla a realização de entrevistas com os alunos do ensino médio para identificar os hábitos diários, os pontos de maior consumo de água e possíveis desperdícios. Com a avaliação do consumo de forma desagregada, foram propostas medidas para a redução do consumo deste recurso nas escolas, a partir da instalação de dispositivos economizadores e práticas de educação ambiental. Nas 4 instituições estudadas obteve-se consumo médio diário por aluno entre 8,8 litros a 31,1 litros para vasos sanitários, 3,6 litros a 4,9 litros para torneiras, 0,8 litros a 2,0 litros para bebedouros e de zero litros a 2,9 litros para os chuveiros. Em todas as escolas percebeu-se que o vaso sanitário é o aparelho de maior consumo de água, representando de 62% a 78% do consumo médio total de água por aluno. Somando os consumos totais de todos os aparelhos sanitários, o consumo médio diário por aluno varia de 14 litros a 40 litros, no entanto é importante destacar que existem diferenças comportamentais e de infraestrutura nas demais instituições. Para desenvolver propostas para um uso racional da água, foram analisadas as sugestões indicadas pelos alunos nos questionários. Em todas as instituições, de 32% a 46% das respostas dos alunos indicaram a conscientização dos alunos, professores e funcionários da escola, como forma de se alcançar o uso racional da água, sendo assim é importante que se leve em consideração a elaboração de projetos de educação ambiental voltados para economia dos recursos hídricos. Espera-se que esta pesquisa sirva como base para o desenvolvimento de projetos voltados para economia de água dentro das instituições estudadas, além de modelo de avaliação de consumo de água para outros estudos que venham a ser desenvolvidos.
Abstract: As the population density grows, the capacity of water resources to supply that demand diminishes, in Brazil that happens mainly due to bad management on the use of urban waters. The current water crisis causes the search for ways to the rational use of water. The present study aims to evaluate the disaggregated water consumption of high school students in four educational institutions located in the city of Rio de Janeiro-RJ. The study develops interviews with high school students to identify their daily habits, the biggest points of water consumption and possible waste. With the evaluation of the disaggregated consumption, measures like the installation of water saving devices and the development of environmental education pratices were proposed, in order to reduce water consumption and possible waste. In the 4 studied institutions, average daily consumption per student was between 8.8 liters and 31.1 liters for the toilets, from 3.6 liters to 4.9 liters for water taps, from 0.8 liters to 2.0 liters for the drinking fountains and from zero liters to 2.9 liters for showers. In all schools, it was noticed that the toilet is the device with the highest consumption of water, with averages that ranges from 62% to 78% of total water consumption per student. It was verified that the total water consumption, of all sanitary appliances put together, per student ranges from 14 liters to 40 liters a day, but it is important to note that there are behavioral and infrastructure differences between institutions. To develop propositions towards a rational use of water in the schools, the suggestions of the students that were expressed on the questionnaires were taken in consideration. In all the schools analyzed, from 32% to 46% of the students' responses indicated that the environmental awareness of the students, teachers and school staff was a way to achieve the rational use of water, so it is important to take into account the elaboration of environmental education projects focused into saving water resources. It is hoped that this research will serve as a basis for the development of projects aimed at water savings within the institutions studied, as well as a model for the evaluation of water consumption for future studies.
Palavras-chave: Environmental Engineering
Water supply
Rationing
Water resources
Water consumption
Rational use of water
Saving devices
Environmental education
Engenharia Ambiental
Abastecimento de água
Racionamento
Recursos hídricos
Consumo de água
Uso racional da água
Dispositivos economizadores
Educação Ambiental
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Citação: SILVA, Ana Gabriela dos Santos Garcia da. Avaliação do consumo de água de alunos do ensino médio de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro-RJ com propostas de racionalização do uso da água. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental: controle da poluição urbana e industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11050
Data de defesa: 10-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Gabriela dos Santos Garcia da Silva.pdf4,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.