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Tipo do documento: Tese
Título: Análise experimental de conectores de cisalhamento tipo T-Perfobond modificado
Título(s) alternativo(s): Experimental assessment of modified t-perfobond shear connectors
Autor: Assunção, Bruno Costa 
Primeiro orientador: Vellasco, Pedro Colmar Gonçalves da Silva
Primeiro coorientador: Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Monique Cordeiro
Segundo membro da banca: Andrade, Sebastião Arthur Lopes de
Terceiro membro da banca: Landesmann, Alexandre
Quarto membro da banca: Pires, Juliana da Cruz Vianna
Resumo: A utilização das estruturas mistas vem cada vez mais ganhando espaço na construção civil. A economia de tempo e redução do material de despejo são os principais motivadores desta nova tendência construtiva. Porém, a estrutura mista ideal faz-se presente na otimização da solicitação dos seus elementos ou seja, aço sob tração e concreto sob compressão. Adicionalmente para garantir o comportamento conjunto dos materiais, são utilizados conectores de cisalhamento. Estes conectores trabalham principalmente através da aderência mecânica existente entre o aço e o concreto, já que as contribuições das parcelas de aderência química e aderência por atrito são usualmente desprezadas. Desta forma o ensaio tipo push-out recomendado no Eurocode 4 para determinação da resistência dos conectores de cisalhamento apresenta uma fase cíclica justamente para eliminar as contribuições destas parcelas. O presente trabalho considera a realização de ensaios push-out de conectores de cisalhamento do tipo T-Perfobond modificados. Esta alteração tem como base a variação do angulo entre a mesa destes conectores e a mesa dos perfis base, que no presente trabalho considerou ângulos de 30º, 45º e 60º, além de ensaios de conectores Perfobond e T-Perfobond tradicionais para serem usados como referência. Todos os conectores foram confeccionados a partir de um mesmo perfil W200x26,6. A escolha do perfil foi baseada em trabalhos anteriores em que a mesa do conector deve possuir espessura tal que permita a formação de rótula plástica antes da ruína do concreto e para tal não deve ser soldada a mesa do perfil base. Além da capacidade de carga, os ensaios avaliaram a capacidade de deslizamento dos conectores sendo esta propriedade de fundamental importância na classificação do conector quanto a sua ductilidade, segundo o Eurocode 4. Para serem classificados como dúcteis, os conectores precisam apresentar deslizamento relativo superior a 6mm para um nível de carga aplicada de 90% da carga máxima, já na fase de descarga. Dentre os ensaios realizados o conector com angulo de 60º apresentou o comportamento mais promissor, por isto, levou que novos ensaios desta geometria fossem ensaiados considerando a presença de furos e a de furos com barra de aço passando pelos mesmos. Estas características representaram um ganho de ductilidade nos conectores com ângulo de 60º proporcionando a sua classificação como conectores dúcteis.
Abstract: The use of composite structures is continuously gaining space in construction. The timesaving s and waste reduction material are the primary motivators of this new trend. However, the ideal composite structure is based on the optimum performance of its composing elements namely, steel under tension and concrete under compression. In addition, shear connectors are used to ensure the desired composite action. These connectors ensure a mechanical force transfer between steel and concrete since the chemical and adhesion contributions are usually neglected. This is guaranteed in Eurocode 4 push-out tests recommendations, used for determining the shear connectors resistance, by the requirement of a cyclic phase to eliminate the chemical and adhesion contributions. The current investigation is centred on the development of a modified T-Perfobond based on a series of push-out tests. This novel shear connector is based on altering the angle between the connectors flange to the base profiles flanges, which in this study considered angles of 30°, 45° and 60°. Tests were also made with traditional Perfobond and T- Perfobond connectors to be used as reference. All shear connectors were made from the same profile W200x26.6. The selection of the adopted steel profile was based on earlier investigations that recommended that these shear connectors should have a flange thickness to enable the formation of plastic mechanisms before the concrete failure requiring that the shear connector flanges not to be welded to the base profiles flanges.In addition to the ultimate load capacity, the tests also evaluated their associated slip capacity since this characteristic plays a key part in classifying the connector´s ductility according to Eurocode 4. In this design code to be classified as ductile, the shear connectors must present relative slip greater than 6 mm at a load level corresponding to 90% of their ultimate load during the unloading phase. The shear connector with a 60º angle presented the most promising behaviour and led to new tests of this geometry be performed considering the presence of holes and holes with passing steel reinforcing bars. These characteristics represented a gain of ductility for the 60° angle modified T-Perfobond connectors that were classified as ductile according to Eurocode 4.
Palavras-chave: Civil engineering
Mixed construction
Steel Framed
Steel
Concrete
Shear connector
Perfobond
T-Perfobond
Modified T-Perfobond
Engenharia civil
Construção mista
Estruturas mistas
Aço
Concreto
Conector de cisalhamento
Perfobond
T-Perfobond
T-Perfobond modificado
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: ASSUNÇÃO, Bruno Costa. Análise experimental de conectores de cisalhamento tipo T-Perfobond modificado. 2018. 186 f. Tese (Doutorado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11480
Data de defesa: 2-Mai-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Engenharia Civil

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