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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das deformações dos aterros que compõem a obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.
Título(s) alternativo(s): Analysis of deformation of embankments that compose the Arco Metropolitano from Rio de Janeiro.
Autor: Araújo, Danielle Batista Dias de 
Primeiro orientador: Sieira, Ana Cristina Castro Fontenla
Primeiro coorientador: Feijó, Rogério Luiz
Primeiro membro da banca: Menezes Filho, Armando Prestes de
Segundo membro da banca: Freitas, Alessandra Conde de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise numérica do comportamento dos aterros instrumentados que compõem a obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Os resultados da instrumentação de campo serão retroanalisados, juntamente com dados disponíveis na literatura, buscando-se a definição de parâmetros confiáveis, representativos do comportamento da argila compressível da região em estudo. O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro é uma rodovia projetada que servirá como ligação entre as principais rodovias que cortam o município do Rio de Janeiro. Devido a presença de grandes espessuras de solo compressível em alguns trechos da região, cortados pelo traçado da rodovia, instrumentos de monitoramento, como placas de recalque e inclinômetros, foram utilizados para avaliar os deslocamentos verticais e horizontais dos aterros durante o processo construtivo. Para este trabalho foram selecionados trechos de aterros representativos, devido à magnitude dos recalques, qualidade do resultado da instrumentação e diferentes métodos construtivos. A partir da análise dos parâmetros de projeto e dos parâmetros encontrados na literatura, procede-se à simulação numérica do processo construtivo dos aterros selecionados com o programa PLAXIS, de elementos finitos, através de modelagem bidimensional. Os resultados numéricos são confrontados com a instrumentação de campo (placas de recalque e inclinômetros) e com os resultados de previsões teóricas (teoria de adensamento unidimensional). Os resultados comprovaram que a modelagem numérica mostrou-se uma ferramenta adequada para a previsão dos recalques totais, tempos de adensamento e ganho de resistência ao longo do tempo. A retroanálise do comportamento de aterros sobre solos moles permite a reavaliação das premissas de projeto, uma vez que as limitações das teorias de análise e a dificuldade na seleção de parâmetros, muitas vezes acarretam em estimativas de recalque incoerentes com as observações de campo.
Abstract: This study aims to numerical analysis of the behavior of instrumented embankments that compose the the Arco Metropolitano from Rio de Janeiro. The field instrumentation results will be retroanalysed, together with data available in the literature, seeking the definition of reliable parameters, representative of the behavior of compressible clay in the area of study. The Arco Metropolitano of Rio de Janeiro is a highway designed to link the main highways that cross the city of Rio de Janeiro. Due to the presence of large compressible soil thickness in some parts of the region, cut by the route of the highway, monitoring instruments, such as settlement plates and inclinometers, were used to evaluate the vertical and horizontal displacements of the landfill during the construction process. Representative landfills stretches were selected for this study due to the magnitude of settlements, quality of the result of instrumentation and different construction methods. By the analysis of the parameters from this project and the parameters found in the literature, it proceeds to the numerical simulation of the construction process of landfills selected with the PLAXIS software, of finite elements, through two-dimensional modeling. The numerical results are compared with field instrumentation (provided by settlement plates and inclinometer) and the results of theoretical predictions (one-dimensional consolidation theory). Results showed that the numerical modeling proved to be a suitable tool for the prediction of total settlements, thickening times and gaining strength over time. The back analysis of soft soils on landfill behavior allows the reassessment of project assumptions, once the limitations of the analysis of theories and the difficulty in the selection of parameters often results in estimates of repression inconsistent with the field observations.
Palavras-chave: Civil Engineering
Settlement
consolidation
Embankment on soft soils
Numerical simulation
Engenharia Civil
Recalques por adensamento
Aterro sobre solos compressíveis
Simulação numérica
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: ARAÚJO, Danielle Batista Dias de. Análise das deformações dos aterros que compõem a obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11600
Data de defesa: 10-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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