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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem do comportamento estrutural estático e dinâmico e avaliação de conforto humano de edifícios de concreto armado.
Título(s) alternativo(s): Modelling of static and dynamic structural behaviour and evaluation of human comfort of reinforced concrete buildings.
Autor: Teixeira, Fabio Paiva 
Primeiro orientador: Silva, José Guilherme Santos da
Primeiro coorientador: Tavares, Maria Elizabeth da Nóbrega
Primeiro membro da banca: Varela, Wendell Diniz
Segundo membro da banca: Soeiro, Francisco José da Cunha Pires
Resumo: Nas últimas décadas, a partir do crescimento substancial da população das grandes cidades, a demanda por espaço para habitação tem crescido de maneira importante. Para atender a estas necessidades, edificações cada vez mais altas e mais esbeltas são projetadas e vãos cada vez maiores são utilizados. Novos materiais são criados e aprimorados para que seja extraído o máximo de desempenho com o menor custo. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo o estudo do comportamento estrutural e avaliação de conforto humano de edifícios de concreto armado. Para tal, são considerados ao longo do estudo quatro projetos de edificações de concreto armado distintos, com alturas variando na faixa de 30m a 70m (11 a 24 pavimentos), submetidos às ações das cargas usuais de projeto atuantes sobre edifícios residenciais, além das cargas de vento. No que tange ao desenvolvimento dos modelos computacionais são empregadas técnicas usuais de discretização, via método dos elementos finitos, por meio do programa ANSYS. Inicialmente, a resposta estrutural estática (deslocamentos e esforços) e dinâmica (acelerações de pico) dos modelos é obtida e comparada com base nos valores limites propostos por normas e recomendações de projeto. A partir de análises qualitativas e quantitativas desenvolvidas sobre a resposta dos modelos em estudo o desempenho estrutural dos edifícios analisados é avaliado, no que diz respeito ao conforto humano.
Abstract: In the last decades, based on the substantial growth of urban populations, the demand for space for housing has grown dramatically. To meet these needs, building ever higher and more slender are designed and increasing spans has been used. New materials are created and improved to be extracted maximum performance at the lowest cost. Thus, this research work aims to study the structural behaviour and human comfort of reinforced concrete buildings. To do this, it is considered throughout the study the design of four different reinforced concrete buildings with height in the range of 30m to 70m (10 to 24 floors), subjected to the actions of usual design loadings on residential buildings in addition to wind loads. Regarding the development of the computational model, usual mesh refinement techniques are used, based on the finite element method simulations, and implemented in the ANSYS program. Initially, the structural models static (displacements and efforts) and dynamic (peak accelerations) response is obtained and compared, based on the limiting values proposed by design standards and technical recommendations. Based on the developed qualitative and quantitative analyses on the investigated structural models response, the structural performance of the analysed buildings is evaluated, on the point of view of human comfort.
Palavras-chave: Civil engineering
Reinforced concrete buildings
Structural behaviour
Human comfort
Finite element modelling
Engenharia civil
Edifícios de concreto armado
Comportamento estrutural
Conforto humano
Modelagem em elementos finitos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: TEIXEIRA, Fabio Paiva. Modelagem do comportamento estrutural estático e dinâmico e avaliação de conforto humano de edifícios de concreto armado.. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11608
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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