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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise numérica do efeito de sobrecargas assimétricas em estacas: estudo de pontes nas obras do Arco Metropolitano.
Título(s) alternativo(s): Case study bridge in Metropolitan Arch works.
Autor: Araújo Junior, Luizimar Feliciano de 
Primeiro orientador: Sieira, Ana Cristina Castro Fontenla
Primeiro coorientador: Feijó, Rogério Luiz
Primeiro membro da banca: Menezes Filho, Armando Prestes de
Segundo membro da banca: Freitas, Alessandra Conde de
Resumo: O presente trabalho aborda o efeito de sobrecargas assimétricas em estacas, através do estudo de caso de encontros da Ponte do Rio Capivari nas obras do Arco Metropolitano. Neste caso específico as estacas foram construídas previamente a execução de aterros em terra armada e para minimizar o efeito de Tschebotarioff o solo foi reforçado com colunas de brita. Com embasamento na revisão bibliográfica apresentada foi realizada a análise pelo Método dos Elementos Finitos. Esta análise, realizada pelo programa computacional Plaxis, teve como foco principal a obtenção dos deslocamentos e momentos fletores nas estacas para os dois casos analisados: sem colunas de brita e com solo homogêneo equivalente (com colunas de brita). Foi possível verificar a influência da introdução das colunas de brita na redução dos momentos fletores e deslocamentos horizontais nas estacas dos encontros. Realizou-se ainda uma simulação em que as estacas seriam construídas após a realização dos aterros em terra armada onde pode-se constatar que o efeito de sobrecargas assimétricas seria mitigado. Foi efetuada também a comparação entre os deslocamentos provenientes de dados coletados da instrumentação de campo (inclinômetros) e os obtidos pelas análises numéricas, estando os mesmos compatíveis entre si, demonstrando que a metodologia adotada para simulação das colunas de brita no Método dos Elementos finitos foi adequada.
Abstract: The current paper is on asymmetrical overloads effect on stakes, through the case study of Capivari River Bridge s encounters in Metropolitan Arch s works. In this particular case, the stakes were built before embankments were made on reinforced land and, the soil was reinforced with stone columns and to minimize the Tschebotarioff effect. Finite Element Method was analyzed based on the bibliographic review submitted. This analysis, carried out by the computer program Plaxis, had as the main focus to obtain the displacements and bending moments in the stake without stone columns and equivalent homogeneous soil (with stone columns). Verifying the influence of the introduction of stone columns to reduce bending moments and horizontal displacement in stakes encounters was possible. A simulation was carried out in which the stakes would be built after the completion of embankments on "reinforced land" where the asymmetrical overloads effect would be mitigated can be seen. Also, a comparison among displacements from data collected from the field instrumentation (inclinometer) and those obtained by numerical analysis was made, they are compatible among themselves, showing that the methodology used for simulation of stone columns in Finite Element Method was appropriate.
Palavras-chave: Civil engineering
Asymmetrical overloads effect
Tschebotarioff
Embankment on reinforced soil
Stone columns
Finite Element Method
Engenharia civil
Efeito de sobrecargas assimétricas
Tschebotarioff
Aterro em terra armada
Colunas de brita
Método dos Elementos Finitos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: ARAÚJO JUNIOR, Luizimar Feliciano de. Análise numérica do efeito de sobrecargas assimétricas em estacas: estudo de pontes nas obras do Arco Metropolitano.. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11609
Data de defesa: 27-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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