Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11615
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.
Título(s) alternativo(s): Vibration analysis and human comfort evaluation on steel-concrete composite pedestrian footbridges based on the use of biodynamic models.
Autor: Duarte, Ivis Fernandes Bravo 
Primeiro orientador: Silva, José Guilherme Santos da
Primeiro coorientador: Burgos, Rodrigo Bird
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Paulo Batista
Segundo membro da banca: Soeiro, Francisco José da Cunha Pires
Terceiro membro da banca: Silva, André Tenchini da
Resumo: No Brasil, até recentemente, não era comum nos escritórios de cálculo a verificação de passarelas de pedestres quanto ao atendimento dos estados limite de utilização associados ao conforto humano, no que diz respeito ao caráter dinâmico do caminhar das pessoas sobre a estrutura. Entretanto, como o objetivo principal das passarelas é o de transporte de pedestres, estes modelos estruturais devem apresentar um comportamento dinâmico apropriado, sem riscos de vibrações excessivas ou mesmo de desconforto humano. Deste modo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo o estudo da resposta dinâmica e análise de conforto humano de passarelas mistas (aço-concreto), quando submetidas ao caminhar humano, com base no emprego de modelos biodinâmicos representativos dos pedestres. O modelo estrutural investigado corresponde a uma passarela de pedestres real, construída sobre a Avenida Ayrton Senna, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, possuindo um vão central com 68,6m de comprimento. Assim sendo, este trabalho de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para a análise do comportamento estrutural dinâmico de passarelas de pedestres, com base na modelagem numérica, análise estrutural, consideração do efeito da interação dinâmica pedestre-estrutura e, finalmente, avaliação do conforto humano, com base no emprego de modelos biodinâmicos. Os resultados alcançados ao longo do estudo indicam um alto grau de desconforto humano quando os pedestres utilizam a estrutura em análise.
Abstract: In Brazil, until recently, it was not common in design the pedestrian footbridges serviceability limit states verification when the human comfort is considered, with regard to the dynamic character of the people walking on the structure. However, as the main objective of the footbridges is the crossing of pedestrians, these structural models should present a proper dynamic behaviour, without risks of excessive vibrations or human discomfort. Thus, this research aims to study the dynamic response and proceed human comfort analysis of steel-concrete composite footbridges, when subjected to the human walking, based on the use of biodynamic models in order to simulate the pedestrians. The investigated structural model corresponds to a real pedestrian footbridge, built on Ayrton Senna Av., in the city of Rio de Janeiro/RJ, Brazil, presenting a central span with 68,6 m long. This way, this research work aims to develop a analysis methodology for the investigation of the dynamic structural behaviour of pedestrian footbridges, based on the numerical modelling, structural analysis, consideration of the effect of the pedestrian-structure dynamic interaction and, finally, an evaluation human comfort, based on the use of biodynamic models. The results obtained during the study have indicated a high degree of human discomfort when the pedestrians crossing the analysed structure.
Palavras-chave: Pedestrian footbridges
Dynamic analysis
Biodynamic models
Finite element modelling
Human comfort
Excessive vibrations
Engenharia Civil
Passarelas de pedestres
Análise dinâmica
Modelos biodinâmicos
Modelagem em elementos finitos
Conforto humano
Vibrações excessivas
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: DUARTE, Ivis Fernandes Bravo. Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos.. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11615
Data de defesa: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ivis Fernandes Bravo Duarte.pdf8,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.