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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo experimental e numérico do comportamento de peças tracionadas em aço inoxidável.
Título(s) alternativo(s): Experimental and numerical study of the behavior of stainless plates in tension.
Autor: Freire, Raphael 
Primeiro orientador: Vellasco, Pedro Colmar Gonçalves da Silva
Primeiro coorientador: Silva, André Tenchini da
Segundo coorientador: Santos, João de Jesus dos
Primeiro membro da banca: Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de
Segundo membro da banca: Araújo, Ricardo Rodrigues de
Resumo: O uso do aço inoxidável na construção civil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Isto deve-se a preocupação do setor em projetos mais sustentáveis e ecologicamente corretos. Trata-se de um material que apresenta excelente desempenho ao longo de sua vida útil, com baixo custo de manutenção, sendo altamente reciclável. As normas atuais de projeto de aço inoxidável são, em grande parte, baseadas em analogias assumidas com o comportamento de estruturas desenvolvidas com aço carbono. Todavia, o aço inoxidável apresenta quatro curvas não lineares tensão versus deformação (tensão e compressão, paralela e perpendicular a laminação do material), sem patamar de escoamento e região de encruamento claramente definidos, modificando assim, o comportamento global das estruturas que o utilizam. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de elementos estruturais aparafusados submetidos à tração, em diferentes tipos de aço inoxidável (austenítico 304, duplex 2205 e ferrítico 430). Para tal, apresenta-se um programa experimental e desenvolvimento de modelo numérico baseado no método do elementos finitos através do programa Abaqus. Foram executadas e modeladas duas configurações distintas de placa para cada tipo de material, e verificados, os estados limites últimos na ruptura. Os resultados obtidos mostram que as normas ainda são bastante conservadoras no dimensionamento de ligações em aço inoxidável, principalmente no caso do aço austenítico, que apresenta maior capacidade de deformação do que o ferrítico e duplex. Para isso o método da resistência contínua aparece como um método alternativo de dimensionamento, pois leva-se em conta o efeito benéfico do endurecimento por encruamento do material. As não linearidades do material e geométrica foram consideradas através do critério de plastificação de von Mises e curvas tensão versus deformação verdadeiras.
Abstract: The use of stainless steel in construction has increased considerably in recent years. This is due to the industry concern for more sustainable and environmentally projects. It is a material that offers excellent performance throughout its service life, low maintenance cost and highly recyclable. The stainless steel current design codes are largely based on developed analogies assumed for carbon steel structures. However, stainless steel has four nonlinear stress versus strain curves (tension and compression, parallel and perpendicular to the lamination material) without defined yielding plateau and clearly defined hardening region, thereby changing the overall behavior of structures that use. This study aimed to evaluate the structural behavior of bolted stainless plates in tension in different types of stainless steel (austenitic 304, duplex 2205 and ferritic 430). For this presents an experimental program and numerical analysis based on the finite element method using the Abaqus software. It was executed and modeled two different configurations for each type of material and checked the ultimate limit state. The results show that the codes are still quite conservative for structural design of stainless bolted plates, particularly in the case of austenitic steel which provides higher deformation ability than the ferritic and duplex. For this continuous resistance method appears as an alternative method for structural design since it takes into account the beneficial hardening effect of material. The nonlinearity of the material and the geometric nonlinearity were considered using Von Mises yielding criterion and true stress-strain curves.
Palavras-chave: Stainless Steel
Bolted Connections
Experimental Tests
Element Finite Analysis
Nonlinear Analysis
Engenharia Civil
Aço Inoxidável
Ligações parafusadas
Ensaios Experimentais
Análise em Elementos Finitos
Análise Não Linear
Método dos Elementos Finitos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: FREIRE, Raphael. Estudo experimental e numérico do comportamento de peças tracionadas em aço inoxidável.. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11619
Data de defesa: 28-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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