Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11629
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo da influência da duração do carregamento em projetos de aterros sobre solos moles destinados à construção de vias sujeitas ao tráfego de veículos especiais ultra-pesados |
Título(s) alternativo(s): | Study of influence of the loading duration on design of embankments on soft soils for construction of roads subject to traffic of special ultra-heavy vehicles |
Autor: | Souza, Giana Laport Alves de ![]() |
Primeiro orientador: | Pacheco, Marcus Peigas |
Primeiro coorientador: | Souza, Rubenei Novais |
Primeiro membro da banca: | Sieira, Ana Cristina Castro Fontenla |
Segundo membro da banca: | Casagrande, Michéle Dal Toé |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo da influência da duração do carregamento na resistência não drenada de solos argilosos moles, com vistas a aprimorar a metodologia de projeto de aterros destinados à construção de vias sujeitas ao tráfego de veículos especiais ultra-pesados, as quais tendem a ser cada vez mais necessárias para atender as origens e destinos de movimentação de veículos especiais de transporte de grandes equipamentos para montagens industriais. É apresentada uma pesquisa bibliográfica contemplando os principais aspectos de projeto de aterros sobre solos moles, técnicas de obtenção da resistência do solo e a influência da duração do carregamento ou da velocidade de deformação do solo no cisalhamento, assunto principal da dissertação. Também é apresentado um estudo de caso correspondente à seção da estaca E-694 da Via UHOS, onde se constatou a ocorrência de uma camada de solo mole com cerca de 16 m de espessura e se verificou na prática a influência da duração do carregamento na resistência não drenada do solo, uma vez que a referida seção, na geometria original de projeto, suportou tráfego de veículos especiais com carga distribuída equivalente até 30 kPa e, posteriormente, apresentou indício de ruptura no dia seguinte à execução do pavimento projetado de bica corrida compactada com 40 cm de espessura, que representa uma carga distribuída de cerca de 8 kPa. O estudo de caso contemplou a interpretação da investigação geotécnica realizada, a qual consistiu de sondagens a percussão, ensaio de piezocone e vane test , bem como análises de estabilidade do aterro. Com base no resultado da pesquisa bibliográfica realizada e no estudo de foi possível apresentar uma perspectiva de uma nova metodologia de projeto de aterros sobre solos moles solicitados por cargas especiais de curta duração, a qual possibilita um aprimoramento da prática atual, em que tais cargas são consideradas permanentes. |
Abstract: | This dissertation presents a study of the influence of loading duration on undrained resistance of soft clay in order to improve design methodology of embankments on such type of soil for construction of roads subject to traffic of special vehicles, which tend to be more and more necessary to meet the sources and destinations of special transport of large ultra-heavy over size equipment for industrial assemblies. An literature search including the main aspects of the embankment project on soft soils, techniques of obtaining and the influence of loading duration on the undrained resistance of the soft soil. It is also presented a case study of the E-694 section of Via UHOS, where it was found a layer of soft soil with about 16 m thickness and was verified the influence of loading duration on undrained soil resistance, since that section, in the original geometry, supported special traffic of 30 kPa load equivalent and, subsequently, presented evidence of rupture in the day following the execution of pavement designed with 40 cm thickness, that represents a distributed load of about only 8 kPa. The case study included the interpretation of geotechnical investigation carried out, which consisted of standard penetration tests, piezocone test and vane test, as well as analysis of stability of landfill. Based on the results of the literature search conducted and case study it was possible to present a perspective of a new design methodology of embankments on soft soils that will be subject to special high loads of short duration, which makes it an improvement over current practice, which considers such loads as permanent. |
Palavras-chave: | Civil Engineering Clay soils Geotechnics Embankment On Soft Soils Undrained Soil Resistance Loading Duration Speed Deformation Engenharia civil Solos argilosos Geotecnia Solos Moles Resistência Não-Drenada Duração do Carregamento Velocidade de Deformação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citação: | SOUZA, Giana Laport Alves de. Estudo da influência da duração do carregamento em projetos de aterros sobre solos moles destinados à construção de vias sujeitas ao tráfego de veículos especiais ultra-pesados. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11629 |
Data de defesa: | 23-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Giana Laport Alves de Souza.pdf | 12,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.