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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de cais protendido com pós-tração considerando a durabilidade análise numérica
Título(s) alternativo(s): Evaluation of a prestressed post-tensioned quay considering durability numerical analysis
Autor: Oliveira, Luiz Octavio de Souza Bueno 
Primeiro orientador: Souza, Regina Helena Ferreira de
Primeiro coorientador: Tavares, Maria Elizabeth da Nóbrega
Primeiro membro da banca: Silva Junior, Wilson Freitas Rebello da
Segundo membro da banca: Silva, André Tenchini da
Terceiro membro da banca: Carneiro, Luiz Antonio Vieira
Quarto membro da banca: Guimarães, Giuseppe Barbosa
Resumo: Estruturas portuárias de concreto são de uso corrente na engenharia brasileira. Pelo ambiente em que estão inseridas, tais estruturas estão sujeitas à ação de diversos agentes agressivos que podem promover a deterioração das armaduras e do concreto ao longo do tempo. Buscando melhorar características que possam aumentar o desempenho destas estruturas, o presente trabalho apresenta o estudo de algumas medidas que visam a majorar a vida útil das obras em concreto considerando aspectos da durabilidade. É realizada, com este intuito, a comparação dos requisitos normativos entre a Norma Brasileira NBR 6118 e regulamentações internacionais, como o Eurocódigo e o Código Modelo do CEB. Mais além, são estudadas as ações deletérias às estruturas bem como algumas maneiras de mitigar seus efeitos. Dentre estas medidas destaca-se a utilização do concreto protendido, com pós-tração, uma vez que este tipo de solução de engenharia possibilita que as estruturas trabalhem com pouco ou nenhum nível de tração, de forma a minorar as fissuras no concreto, importante mecanismo para penetração de agentes agressivos. Para utilização da protensão, elabora-se uma solução em cais para atracação e amarração de embarcações para o qual é desenvolvida a análise estrutural computacional através do software CSiBridge, com o emprego de superfícies de influência, consideração da variação das propriedades dos materiais ao longo do tempo e da não linearidade física do concreto. A utilização desta ferramenta, originalmente proposta para a análise de pontes, se justifica uma vez que as estruturas de acostamento estão sujeitas a carregamentos que podem ocupar qualquer porção do tabuleiro, remetendo a uma análise de carga móvel. As conclusões deste estudo mostram que a utilização da protensão com pós tração é viável e que as regulamentações recomendam medidas adequadas à proteção das estruturas ao ambiente marinho, embora possam ser tomadas medidas suplementares de proteção, o que é comumente feito em diversos países, e que o software CsiBridge pode ser empregado adequadamente para a análise deste tipo de estrutura, embora a consideração da evolução das propriedades dos materiais com o tempo e a da não linearidade são de certa forma complexas e requerem grande esforço de pós-processamento.
Abstract: Port and harbour structures made of reinforced concrete are commonly used in brazilian engineering. Due the environment in which they are located, these structures are subjected to the action of several aggressive agents that can deteriorate the concrete itself and its reinforcement over time. With the objective of improving the characteristics that can increase the performance of these structures, the present work shows the study of some measures aimed at extend the service life of concrete structures considering durability. For this purpose, a comparison between brazilian NBR 6118 code and international concrete standards such as CEB-FIP Model Code and Eurocode is carried out. Furthermore, the deleterious actions are studied, as well as some ways to mitigate its effects. These included the use of post-tensioned prestressed concreted, once this technique allows the structure to have none or at least a low ratio of tension, improving the crack control, which is an important entry route for aggressive agents. Bearing in mind the use of prestressed concrete, a quay structure for berthing operations is proposed, for which a structural analysis is developed with the help of CsiBridge, a software originally meant to perform analysis in bridge structures, but which use is justified in this once a berthing structure is subject to several types of loads that can affect any part of the structure, referring to a influence-line analysis. In this analysis, the non-linear data and the time-dependent characteristics of the materials are taking in account, as well the losses of the prestressed and the influence of the construction process. As a conclusion of this work, one can show that the use of post-tensioned prestressed concrete is technically viable and that the current recommendations of brazilian and international codes are satisfactory regarding concrete structures protections in marine environment, although some other actions can be taken as a supplementary protection to these structures, as many designers do in other countries. About the use of CsiBridge, this study shows that this software can be properly used in berthing structures analysis, although the consideration of non-linearity and time-dependent properties are in a way complexes and require great efforts of post-processing.
Palavras-chave: Civil Engineering
Prestressed concrete
Quay
Prestressed
Durability
CSiBridge
Engenharia civil
Concreto protendido
Cais
Protensão
Durabilidade
CSiBridge
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: OLIVEIRA, Luiz Octavio de Souza Bueno. Avaliação de cais protendido com pós-tração considerando a durabilidade análise numérica. 2016. 247 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas; Geotecnia; Construção Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11638
Data de defesa: 27-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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