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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11723
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Metodologia de análise do abastecimento de veículos elétricos no contexto das redes inteligentes de energia. |
Título(s) alternativo(s): | Analysis methodology of supply of electric vehicles in the context of energy intelligent networks. |
Autor: | Pereira, Windson Braga |
Primeiro orientador: | Peres, Luiz Artur Pecorelli |
Primeiro coorientador: | Pessanha, José Francisco Moreira |
Primeiro membro da banca: | Lima, Antonio Guilherme Garcia |
Segundo membro da banca: | Rocha, Paulo Eduardo Darski |
Terceiro membro da banca: | Taranto, Glauco Nery |
Quarto membro da banca: | Aires, João Carlos de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho apresenta um modelo de simulação para avaliação da recarga de veículos elétricos em redes de distribuição de energia, com foco na adequação da capacidade dos transformadores. Com base em medições efetuadas, foi possível o tratamento dos dados para a modelagem de curvas de recarga de veículos elétricos e a análise do acréscimo da demanda da recarga em transformadores de distribuição. O modelo de simulação permite avaliar os efeitos das variáveis relacionadas à distância percorrida e ao horário da conexão dos veículos elétricos à rede, tanto de forma determinística quanto de forma aleatória. Estes efeitos foram comparados e permitiram concluir a importância da utilização deste método mais realista para calcular a capacidade dos transformadores, visando suprir esta nova demanda. Além disso, o trabalho apresenta indicadores dos benefícios ambientais e energéticos da penetração dos veículos elétricos no que diz respeito ao gasto com reabastecimento e às emissões evitadas, respectivamente, ao se utilizar veículos elétricos à bateria em substituição aos tradicionais veículos à combustão interna. |
Abstract: | This paper presents a simulation model to evaluate the recharging of electric vehicles in power distribution networks, focusing on the adequacy of the capacity of transformers. Based on measurements made, it was possible the processing of data for modeling recharge curves of electric vehicles and the analysis of charging the demand increase in distribution transformers. The simulation model allows evaluating the effects of variables related to the distance traveled and the time the connection of electric vehicles to the power grid, both deterministically as randomly. These effects were compared and allowed to conclude the importance of using this more realistic method to calculate the capacity of transformers, in order to meet this new demand. In addition, the paper presents indicators of the environmental and energy benefits of penetration of electric vehicles with regard to spending on refueling and avoided emissions, respectively, when using battery electric vehicles to replace the traditional internal combustion vehicles. |
Palavras-chave: | Mechanics Engineering Recharge of Electric Vehicles Simulation Smart Grid Environment Emissions Engenharia Mecânica Recarga de Veículos Elétricos Simulação Redes Inteligentes de Energia Meio Ambiente Emissões |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
Citação: | PEREIRA, Windson Braga. Metodologia de análise do abastecimento de veículos elétricos no contexto das redes inteligentes de energia.. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Fenômenos de transporte; Mecânica dos sólidos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11723 |
Data de defesa: | 3-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
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