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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11731
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Determinação do grau de encruamento ocasionado pela gravação do Número de Identificação Veicular (NIV) e suas consequências |
Título(s) alternativo(s): | Determination of the hardening degree caused by the Vehicle Identification Number (VIN) marking process and its consequences |
Autor: | Lima, Erick Bloise |
Primeiro orientador: | Diniz, Marilia Garcia |
Primeiro membro da banca: | Fonseca, Maria da Penha Cindra |
Segundo membro da banca: | Costa, Hector Reynaldo Meneses |
Terceiro membro da banca: | Lima, Antonio Guilherme Garcia |
Resumo: | Veículos automotores são constantemente alvos de fraudes no que tange sua identificação individualizada, sendo o método de remarcação o mais utilizado pelos adulteradores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de tensões residuais antes e depois de um processo de adulteração comumente utilizado para modificação do Número de Identificação Veicular (NIV) e avaliar, em função do nível de tensões residuais existentes, a efetividade de uma metodologia de revelação desta adulteração. Para a caracterização microestrutural da chapa suporte de gravação do NIV foram utilizadas as técnicas de microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia por dispersão de energia (EDS). Para a medição das tensões residuais foi utilizada a técnica de difração de Raios-X e para revelar a gravação NIV original eliminada foi realizado ataque químico com o reagente Fry. A caracterização revelou uma microestrutura compatível com aços de baixo teor de carbono. As tensões residuais mostraram-se aleatórias (compressivas e trativas) quando da gravação original, já na condição após desbaste todos os pontos apresentaram tensão residual de compressão. A técnica de ataque químico não obteve resultados satisfatórios, o que atribui-se ao pequeno valor de 0,2 mm exigido pela norma ABNT NBR 6066/09, que ocasiona em baixos valores de tensão residual quando da gravação do NIV original. |
Abstract: | Automotive vehicles are constantly targeted for fraud regarding their individualized identification whose rewrite is the most used method by adulterators. The aim of this work was to measure the residual stresses present in the Vehicle Identification Number (VIN) marked by the manufacturer, to measure the residual stresses present after tamper process by criminal and to evaluate, based on the level of residual stresses, the effectiveness of a methodology for revealing this tampered number. Optical microscopy, scanning electron microscopy and energy dispersive spectroscopy techniques were used to the microstructural characterization of the plate where the VIN is marked. X ray diffraction method was applied to measure the residual stresses. The Fry's reagent was applied to reveal the original VIN that was obliterated. The characterization showed a composite compatible with low carbon steel. On the original VIN marking the residual stresses shows random (compressive and tractive) while that after obliterated all measures was compressive. The etching did not yield satisfactory results, that was attributed to low value of 0.2 mm required by ABNT NBR 6066/09, that entail in a low residual stresses value on the original VIN marking. |
Palavras-chave: | Mechanical Engineering Automotive Vehicles - Adulteration Vehicle identification Residual stress X-Ray Diffraction ABNT NBR 6066/09 Engenharia Mecânica Veículos automotores - Adulteração Identificação veicular Tensões residuais Difração de Raios-X ABNT NBR 6066/09 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
Citação: | LIMA, Erick Bloise. Determinação do grau de encruamento ocasionado pela gravação do Número de Identificação Veicular (NIV) e suas consequências. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Fenômenos de transporte; Mecânica dos sólidos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11731 |
Data de defesa: | 24-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
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