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Tipo do documento: Dissertação
Título: Determinação do grau de encruamento ocasionado pela gravação do Número de Identificação Veicular (NIV) e suas consequências
Título(s) alternativo(s): Determination of the hardening degree caused by the Vehicle Identification Number (VIN) marking process and its consequences
Autor: Lima, Erick Bloise 
Primeiro orientador: Diniz, Marilia Garcia
Primeiro membro da banca: Fonseca, Maria da Penha Cindra
Segundo membro da banca: Costa, Hector Reynaldo Meneses
Terceiro membro da banca: Lima, Antonio Guilherme Garcia
Resumo: Veículos automotores são constantemente alvos de fraudes no que tange sua identificação individualizada, sendo o método de remarcação o mais utilizado pelos adulteradores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de tensões residuais antes e depois de um processo de adulteração comumente utilizado para modificação do Número de Identificação Veicular (NIV) e avaliar, em função do nível de tensões residuais existentes, a efetividade de uma metodologia de revelação desta adulteração. Para a caracterização microestrutural da chapa suporte de gravação do NIV foram utilizadas as técnicas de microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia por dispersão de energia (EDS). Para a medição das tensões residuais foi utilizada a técnica de difração de Raios-X e para revelar a gravação NIV original eliminada foi realizado ataque químico com o reagente Fry. A caracterização revelou uma microestrutura compatível com aços de baixo teor de carbono. As tensões residuais mostraram-se aleatórias (compressivas e trativas) quando da gravação original, já na condição após desbaste todos os pontos apresentaram tensão residual de compressão. A técnica de ataque químico não obteve resultados satisfatórios, o que atribui-se ao pequeno valor de 0,2 mm exigido pela norma ABNT NBR 6066/09, que ocasiona em baixos valores de tensão residual quando da gravação do NIV original.
Abstract: Automotive vehicles are constantly targeted for fraud regarding their individualized identification whose rewrite is the most used method by adulterators. The aim of this work was to measure the residual stresses present in the Vehicle Identification Number (VIN) marked by the manufacturer, to measure the residual stresses present after tamper process by criminal and to evaluate, based on the level of residual stresses, the effectiveness of a methodology for revealing this tampered number. Optical microscopy, scanning electron microscopy and energy dispersive spectroscopy techniques were used to the microstructural characterization of the plate where the VIN is marked. X ray diffraction method was applied to measure the residual stresses. The Fry's reagent was applied to reveal the original VIN that was obliterated. The characterization showed a composite compatible with low carbon steel. On the original VIN marking the residual stresses shows random (compressive and tractive) while that after obliterated all measures was compressive. The etching did not yield satisfactory results, that was attributed to low value of 0.2 mm required by ABNT NBR 6066/09, that entail in a low residual stresses value on the original VIN marking.
Palavras-chave: Mechanical Engineering
Automotive Vehicles - Adulteration
Vehicle identification
Residual stress
X-Ray Diffraction
ABNT NBR 6066/09
Engenharia Mecânica
Veículos automotores - Adulteração
Identificação veicular
Tensões residuais
Difração de Raios-X
ABNT NBR 6066/09
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Citação: LIMA, Erick Bloise. Determinação do grau de encruamento ocasionado pela gravação do Número de Identificação Veicular (NIV) e suas consequências. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Fenômenos de transporte; Mecânica dos sólidos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11731
Data de defesa: 24-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Mecânica

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