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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11910
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Investigação da adsorção de compostos nitrogenados e sulfurados em amostras de diesel |
Título(s) alternativo(s): | Investigation of the adsorption of nitrogen and sulfur compounds in diesel |
Autor: | Souza, Wallace Carvalho de ![]() |
Primeiro orientador: | Figueiredo, Marco Antonio Gaya de |
Primeiro membro da banca: | Costa, André Luiz Hemerly |
Segundo membro da banca: | Veloso, Cláudia de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Henriques, Cristiane Assumpção |
Quarto membro da banca: | Silveira, Erika Batista |
Quinto membro da banca: | Chiaro, Sandra Shirley Ximeno |
Resumo: | Devido ao aumento das restrições ambientais quanto ao teor de enxofre no diesel, novas rotas tecnológicas estão sendo estudadas com o objetivo de auxiliar o processo de hidrotratamento (HDT) utilizado atualmente para reduzir o teor de enxofre em combustíveis. O HDT exige um alto consumo de energia e hidrogênio, e a presença de compostos nitrogenados torna-o mais difícil. Dentre as rotas tecnológicas alternativas podemos citar a adsorção. No presente trabalho, avaliou-se a adsorção de compostos nitrogenados e sulfurados presentes em duas amostras de diesel em três adsorventes comerciais: sílica, argila e carvão. Curvas cinéticas, isotermas de adsorção e curvas de ruptura foram obtidas. Na modelagem das curvas cinéticas e de ruptura, foram utilizados modelos de transferência de massa. Os resultados obtidos mostraram uma maior afinidade dos adsorventes pelos compostos nitrogenados em relação aos sulfurados. Nos testes de isoterma de equilíbrio com o diesel A, a sílica e a argila removeram a maior quantidade de compostos sulfurados e nitrogenados, respectivamente. Os valores de difusividade efetiva estimados nas curvas cinéticas indicaram uma menor resistência dos compostos sulfurados e nitrogenados à difusão na presença de sílica. Nos testes com o diesel B, os resultados de isoterma de equilíbrio mostraram que, devido à sua alta viscosidade, o aumento da temperatura proporciona uma maior acessibilidade do adsorvato aos sítios de adsorção. As curvas de ruptura obtidas com o diesel B apresentaram um perfil suavizado o que pode estar relacionado à presença de diferentes famílias de compostos que saturam o adsorvente em tempos diferentes ou a problemas difusionais. |
Abstract: | New technological routes have been studied to facilitate the hydrotreating process (HDT) that is used nowadays to reduce sulfur contents in fuels due to the increase of environmental restrictions related to sulfur content in diesel. The HDT requires a high consumption of energy and hydrogen. The presence of nitrogen compounds demands this process to be more difficult. Among the alternative technological routes, adsorption can be mentioned. In the present work, the adsorption of sulfur and nitrogen compounds present in two diesel samples on three commercial adsorbents, silica, clay and carbon, was evaluated. Kinetic profiles, adsorption isotherms and breakthrough tests were performed. For modeling kinetics and breakthrough data, mass transfer models were used. These results indicated that the adsorbents presented a higher affinity to nitrogen compounds than to sulfur compounds. The equilibrium isotherms for diesel A showed that silica and clay adsorbents removed a larger amount of sulfur and nitrogen compounds, respectively. The effective diffusivity values calculated using the kinetics profiles indicated a lower diffusion resistance for sulfur and nitrogen compounds in the presence of silica. For diesel B, the equilibrium isotherm data showed that, due to its high viscosity, the increase of temperature allows a better accessibility of the adsorbates to adsorption sites. Breakthrough tests for diesel B showed smoothed profiles that can be related to the presence of different families of compounds, which saturate the adsorbent after different times, or to diffusion problems. |
Palavras-chave: | Adsorption Diesel Sulfur compounds Nitrogen compounds Adsorção Diesel Compostos sulfurados Compostos nitrogenados |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química |
Citação: | SOUZA, Wallace Carvalho de. Investigação da adsorção de compostos nitrogenados e sulfurados em amostras de diesel. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Processos Químicos e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11910 |
Data de defesa: | 16-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Química |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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