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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11978
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise crítica da presença de cinzas em óleo combustível e melhor aproveitamento de óleo decantado no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Critical analysis of the presence of ash in fuel oil and better use of oil decanted in Brazil |
Autor: | Dubois, Aurélio Medina |
Primeiro orientador: | Paredes, Marcio Luis Lyra |
Primeiro coorientador: | Farah, Marco Antonio |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Alexandre Carlos Camacho |
Segundo membro da banca: | Araújo, Maria Adelina Santos |
Terceiro membro da banca: | Costa, André Luiz Hemerly |
Resumo: | A presença de micro-partículas compostas basicamente por óxidos de silício e alumínio em óleos combustíveis industriais é o tema desta dissertação. Mostram-se como as cinzas presentes no óleo combustível são geradas pelos processos de produção e refino de petróleo. Descrevem-se como diferentes esquemas de refino de petróleo produzem diferentes concentrações e composições de cinzas no óleo combustível. São apresentadas informações sobre a presença de finos de catalisador no óleo decantado produzido pelo processo de refino denominado Craqueamento Catalítico Fluido (FCC). Mostram-se informações e comparam-se as tecnologias disponíveis para reduzir a presença de cinzas em óleo decantado de FCC. É descrita em detalhes a tecnologia de decantação destes finos de catalisador em tanque de armazenamento, com o auxílio de um aditivo promotor de decantação. São apresentadas informações sobre a remoção da borra oleosa gerada no fundo dos tanques de armazenamento e sua transferência para coprocessamento em fábricas de produção de cimento |
Abstract: | The presence of micro-particles of silicon and aluminium oxides in industrial fuel oil is the subject of this dissertation. Petroleum production and refining processes are described to show the origins of ashes in fuel oil. Two different petroleum refining schemes are presented to show how different ash composition and concentration in fuel oil are generated. The presence of catalyst fines in decant oil of FCC refining process is shown and the way they contaminate the fuel oil. The presence of FCC catalyst fines in bunker oil is described and commented. Technologies to reduce the presence of FCC catalyst fines in decant oil are presented and compared. Petrobras' experience with de-ashing the decant oil before mixing this by-product in the fuel oil pool is shown. Petrobras' experience in removing the oily sludge accumulated in the bottom of decant oil tanks is presented, showing how the resid is delivered to its final destination in cement industries and the common interests between the refining and the cement companies. |
Palavras-chave: | Ashes fuel oil oily sludge de-ashing petroleum refining Cinzas óleo combustível borra oleosa coprocessamento de resíduos refino de petróleo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química |
Citação: | DUBOIS, Aurélio Medina. Análise crítica da presença de cinzas em óleo combustível e melhor aproveitamento de óleo decantado no Brasil. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Processos Químicos e Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/11978 |
Data de defesa: | 25-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Química |
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