Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12086
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio |
Título(s) alternativo(s): | Applications of Science and Chemistry - Experience in primary and secondary education |
Autor: | Garcia, Lilian Fialho Costa ![]() |
Primeiro orientador: | Bastos, Wagner Gonçalves |
Primeiro coorientador: | Silva, Flavia Venancio |
Primeiro membro da banca: | Santori, Ricardo Tadeu |
Segundo membro da banca: | Pastor Junior, Américo de Araujo |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções dos professores de ciências e química a respeito das novas tecnologias que estão em sala de aula, relacionadas à utilização dos aplicativos Periodic table e Tabela periódica . Além dos aplicativos empregados, um questionário de cunho qualitativo foi utilizado para avaliar a opinião dos professores no que diz respeito à inovação e motivação na utilização destes recursos. Participaram desta pesquisa cinco professores da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, dos ensinos fundamental e médio, dos municípios de São João de Meriti/RJ e São Gonçalo/RJ, que usaram os aplicativos em suas aulas, com auxílio do pesquisador, que também observou a recepção dos alunos aos mesmos. Os resultados demonstraram que 80% dos professores não utilizam aplicativos em suas aulas, mas todos aprovaram sua utilização, todos acreditam que os aplicativos podem merecer um espaço nas suas práticas pedagógicas e também demonstraram que é um recurso que pode facilitar o ensino-aprendizagem. Por fim, foi possível observar a grande aceitação dos professores e alunos destas turmas perante o uso dos aplicativos enquanto facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. O uso de novos recursos tecnológicos em sala de aula deve ser incentivado aos professores como uma ferramenta motivadora e atrativa para o aluno. |
Abstract: | The present work aimed to investigate the conceptions of science and chemistry teachers regarding the new technologies that are in the classroom related to the use of the applications Periodic table and Periodic table. In addition to the applications used, a qualitative questionnaire was used to evaluate teachers' opinions regarding innovation and motivation in the use of these resources. Five teachers from the State Education Network of the State of Rio de Janeiro participated in this study, from primary and secondary education, from the municipalities of São João de Meriti / RJ and São Gonçalo / RJ, who used the applications in their classes, with the aid of the researcher, who also observed the students' reception of them. The results showed that 80% of teachers do not use applications in their classrooms, but all have approved their use, all believe that applications can merit space in their pedagogical practices and also demonstrated that it is a resource that can facilitate teaching-learning. Finally, it was possible to observe the great acceptance of the teachers and students of these classes before the use of the applications as facilitators in the teaching-learning process. The use of new technological resources in the classroom should be encouraged to the teachers as a motivating and attractive tool for the student. |
Palavras-chave: | Applications Education Sciences Chemistry Aplicativos Educação Ciências Química |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | GARCIA, Lilian Fialho Costa. Uso de aplicativos em Ciências e Química Experiência nos ensinos fundamental e médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia, Biodiversidade e sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12086 |
Data de defesa: | 27-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Lilian Fialho Garcia.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.