Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12096
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação das Relações Etnicorraciais e Educação em Ciências: interfaces em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Education of the Ethnic Racial Relationships and Science Education: interfaces in a public school in the city of Rio de Janeiro
Autor: Ferreira, Fabiana Benvenuto da Cunha 
Primeiro orientador: Ayres, Ana Clea Braga Moreira
Primeiro membro da banca: Selles, Sandra Lúcia Escovedo
Segundo membro da banca: Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
Resumo: O Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil fornece importantes indicadores da situação de desigualdade sofrida pela população negra quando comparadaa população branca no que tange o setor educacional.Estes dados deixam explícita a penalização sofrida pelos negros no sistema formal de ensino.O movimento negro sempre reivindicou políticas públicas para combater tal quadro de desigualdades. A Lei 10.639/03 que determina a inclusão da história e cultura da África e afro-brasileira no currículodos estabelecimentos de ensino do país é uma das conquistas desse movimento. No entanto, são poucos os estabelecimentos de ensino que dedicam-se a implementação desta lei, sendo menores ainda os relatos de experiências no âmbito das disciplinas escolares Ciências e Biologia. Por avaliarmos que o ensino das Ciências Naturais pode contribuir de maneira positiva para o processo de reeducação das relações etnicorraciais, neste trabalho investigamos: (i) como questões etnicorraciais atravessam as práticas de um professor de Ciências que se propõe a trabalhar com esta temática? (ii) que condicionantes influenciam e/ou determinam a prática desse professor? O estudo foi realizado a partir da experiência de um professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro que, reconhecidamente, desenvolve um trabalho nesta direção. Nosso aporte teórico foi desenvolvido no diálogo com autores que abordam a cultura afro-brasileira e a relação desta temática com a educação, tais como Gomes (2002), Munanga (2003), Trindade (2013). Baseamo-nos também em estudos do campo do currículo, particularmente os que abordam a relação entre currículo e cultura, Forquin (1993), Apple (2006), Sacristán (2002).Pararealização deste trabalho adotamos uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, que teve como objetivo compreender o processo de inserção da temática etnicorracial nas atividades curriculares produzidas por esse professor de Ciências. Para isto procuramos: (i) identificar experiências formativas e pessoais que influenciam a construção de sua prática docente; (ii) levantar e compreender fatores que influenciam as suas práticas e que promovam relações etnicorraciais positivas; (iii) relacionar conteúdos e métodos do trabalho desenvolvido pelo professor com a temática etnicorracial.A partir da análise dos dados e da bibliografia estudada, identificamos que os valores civilizatórios afro-brasileiros, tais comooralidade, ancestralidade, ludicidade e circularidadesão fortemente incorporados à prática do professor, alguns conteúdos de Ciências são mais diretamente articulados com a temática racial, como os referentes ao estudo dos vegetais, classificação dos seres vivos e seleção natural; e que experiências de formação universitária e pré-universitária influenciam seu trabalho, bem como sua situação funcional na referida rede de ensino, o espaço físico da escola e o apoio da direção são alguns dos fatores que o influenciam. De certa forma, a visibilidade que o projeto ganhou garante também sua continuidade. O projeto estudado, longe de ser considerado uma receita a ser seguida, nos trouxe alguns elementos para pensarmos a inclusão dos elementos da cultura africana e afro-brasileira no ensino de Ciências a fim de que os conhecimentos ensinados façam sentido para os alunos, como também possam colaborar com o combate ao racismo ainda tão presente em nossa sociedade.
Abstract: The "Annual Report on Racial Inequality in Brazil" provides important indicators of the inequality situation suffered by blacks people when compared to white regarding the educational sector. These data show the penalty suffered by blacks in the formal education system. Black movement always claimed public politics for combat these inequalities situation. The Law 10.639 / 03 which determines the inclusion of the Africa and african-Brazilian history and culture in the curriculum of the Brazilian educational institutions is one of the achievements of this movement. However, only few schools that are dedicated to the implementation of this law and lower experience reports as part of school science and biology disciplines. By evaluate that the teaching of natural sciences can be contribute of the positively to the ethnic racial relationship re-education process, in the present work investigated: (i) how ethnic racial questions through the practices of a science teacher who intends to work with this theme? (ii) what conditionings s influences and/or determine the practice of this teacher? This work was conducted from the Municipal School of Rio de Janeiro science teacher experience which, confessedly, carries out our work in this direction. Our theoretical basis was developed in dialogue with authors that address the african-Brazilian culture and the relation of this theme in their practice education, such as Gomes (2002), Munanga (2003) and Trindade (2013). We also have based on curriculum field studies, particularly those addressing the relationship between curriculum and culture, Forquin (1993), Apple (2006), Sacristan (2002). For this work we adopted the qualitative methodology, characterized as a case study, which aimed to understand the insertion process of the ethnic racial theme in the curricular activities produced by this science teacher. For this we seek to: (i) identify personal experiences that influences the construction of their teaching practice; (ii) gather and understand factors that influences their practices and promote the positive ethnic racial relationship; (iii) connect contents and work methods developed by teacher with the ethnic racial theme. From the data and literature analysis, we identified that the african-Brazilian civilizing values such as orality, ancestry, lucidity and circularity are strongly incorporated in teacher practice, some sciences contents are more directly articulated with the racial thematic, as the plants study, classification of living organisms and natural selection; and that the university education experiences and pre-university influences their work as well their work situation in Municipal education structure, the school's physical place and the management support are some of the factors that influence it. The visibility that the project acquire also ensures their continuity. The project studied, so far from being considered a "formula" brought us some elements to think the inclusion of the African culture and african-Brazilian elements in the teaching of science in order that taught knowledge make sense for students, as can also collaborate with the fight against of the racism still so present in our society.
Palavras-chave: Education in science
Ethnic racial relationships
Law 10.639/03
Curriculum
Teaching practices
Educação em ciências
Relações etnicorraciais
Lei Nº 10.639/03
Currículo
Práticas docentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12096
Data de defesa: 6-Jan-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabiana Benvenuto.pdf3,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.