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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12100
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Educação de Jovens e Adultos na Formação de Professores de Ciências e Biologia: concepções de estudantes e docentes em um curso de licenciatura no estado do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | The Youth and Adult Education in Science and Biology Teachers Training: students and teachers conceptions in a course in the state of Rio de Janeiro |
Autor: | Menezes, Maria Claudia Lima |
Primeiro orientador: | Santos, Maria Cristina Ferreira dos |
Primeiro membro da banca: | Dorvillé, Luis Fernando Marques |
Segundo membro da banca: | Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira |
Resumo: | Neste estudo buscou-se analisar as concepções de licenciandos e professores sobre a EJA na formação dos Professores de Ciências e Biologia e investigar possíveis abordagens sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. O intuito foi problematizar a formação de professores, em particular a formação do professor de Ciências e Biologia, com ênfase para atuar na EJA. A pesquisa teve abordagem qualitativa articulada ao tratamento quantitativo dos dados. Foram analisadas ementas de disciplinas acadêmicas do curso em estudo relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia, foi aplicado um questionário a 27 licenciandos e foram realizadas entrevistas com três docentes. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. As respostas dos estudantes ao questionário e as narrativas dos professores foram categorizadas com base em aportes teóricos da EJA e da formação de professores de Ciências e Biologia. Elementos associados à EJA foram identificados na ementa da disciplina Estágio Supervisionado IV. Na bibliografia das ementas não foram incluídos autores relacionados a pesquisas com Educação de Jovens e Adultos. A maioria dos licenciandos relacionou as diferenças entre o ensino regular e a modalidade EJA ao perfil dos educandos da EJA, considerando principalmente a faixa etária e a experiência de vida. Os professores entrevistados consideraram importante a inclusão da EJA na formação dos professores nos cursos de licenciatura. Também para esses professores, a organização do tempo para ministrar os conteúdos e a compreensão das necessidades, especificidades e saberes dos educandos da EJA foram considerados relevantes para o planejamento e atuação docente. A análise das concepções de licenciandos e professores desse curso de licenciatura em Ciências Biológicas apontou menor destaque para a EJA e maior destaque para o ensino regular, o que se aproxima de resultados de estudos sobre outros cursos de licenciatura. A transversalização da construção de uma compreensão da EJA em diferentes disciplinas dos cursos de licenciatura pode contribuir para a sensibilização de estudantes e professores para essa modalidade de ensino. Argumenta-se que o desenvolvimento de projetos e a abordagem da EJA em outras disciplinas desse curso pode ser um indicador de que outras ações são necessárias na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências e Biologia para auxiliá-los no trabalho docente com a educação de jovens e adultos. Os resultados desse estudo podem contribuir para futuras pesquisas sobre a EJA na formação de professores de Ciências e Biologia. |
Abstract: | This study aimed to analyze the undergraduates and teachers conceptions about EJA in Science and Biology Teachers training and to investigate possible approaches to Education of Young and Adults (EJA) in a Bachelor's Degree in Biological Sciences at a public university in the state of Rio de Janeiro. The aim was to problematize the teachers training, in particular of the science and biology teacher, with emphasis to act in the EJA. The research had a qualitative approach articulated to the quantitative data treatment. We analyzed papers from academic subjects of the study course related to the teaching of Science and Biology, a questionnaire was applied to 27 undergraduates and interviews were conducted with three teachers. The data analysis technique was used. The students' responses to the questionnaire and teachers' narratives were categorized based on theoretical contributions from the EJA and the training of Science and Biology teachers. Elements associated with the EJA were identified in the Supervised Stage IV discipline. Authors related to research with Youth and Adult Education were not included in the bibliography. The majority of the undergraduates related the differences between the regular education and the EJA modality to the profile of the students of the EJA, considering mainly the age group and the life experience. The interviewed teachers considered important to include EJA in the training of teachers in undergraduate courses. Also for these teachers, the organization of the time to minister the contents and the understanding of the needs, specificities and knowledge of the students of the EJA were considered relevant for the planning and teaching performance. The analysis of the conceptions of graduates and professors of this course pointed out less emphasis on the EJA and greater emphasis on regular education, which is close to results of studies on other undergraduate courses. The mainstreaming of the construction of an understanding of the EJA in different disciplines of undergraduate courses can contribute to the sensitization of students and teachers to this type of teaching. It is argued that the development of projects and the approach of the EJA in other disciplines of this course can be an indicator that other actions are necessary in the initial and / or continued formation of Science and Biology teachers to assist them in the teaching work with the youth and adult education. The results of this study may contribute to future research on EJA in the training of Science and Biology teachers. |
Palavras-chave: | Youth and Adult Education Teachers training Students and teachers conceptions Science education. Biology education Educação de Jovens e Adultos Formação docente Concepções de estudantes e professores Ensino de Ciências Ensino de Biologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | MENEZES, Maria Claudia Lima. A Educação de Jovens e Adultos na Formação de Professores de Ciências e Biologia: concepções de estudantes e docentes em um curso de licenciatura no estado do Rio de Janeiro. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12100 |
Data de defesa: | 9-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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