Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12101
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trajetórias e saberes entre professores ouvintes e alunos surdos: ensinar Biologia na diferença |
Título(s) alternativo(s): | Trajectories and knowledge between hearing teachers and deaf students: teaching biology in the difference |
Autor: | Fonseca, Danielle Macedo da ![]() |
Primeiro orientador: | Ayres, Ana Clea Braga Moreira |
Primeiro coorientador: | Ribetto, Anelice Astrid |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa |
Segundo membro da banca: | Peregrino, Giselly dos Santos |
Resumo: | O ensino bilíngue para surdos apresenta características que o diferencia do ensino para alunos ouvintes e que, para muitos professores, o dificulta. Mas que características são essas? Como professores ouvintes podem ultrapassar o limite da diferença e produzir novos saberes que propiciem não apenas o ensino, mas também e efetivamente a aprendizagem dos alunos surdos? As experiências do cotidiano de uma escola de surdos Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES influenciam na construção e mobilização desses saberes? Compreender essas questões não significa dizer qual caminho os professores de alunos surdos devem seguir. Nosso objetivo, tendo como base a análise de entrevistas com três professoras de Biologia e Ciências Naturais ouvintes do INES, é conhecer os caminhos por elas trilhados no mundo dos alunos surdos, analisando os seus saberes docentes. Para tanto, nos apoiamos em duas concepções: uma relacionada à visão dos saberes docentes como um saber-fazer, um saber-ser, um processo, em constante movimento, que se constitui no cotidiano do professor, sendo formado por uma junção de saberes; e a outra relacionada ao entendimento da surdez para além da falta de audição, na compreensão da surdez como uma experiência visual, um traço cultural. Pudemos identificar vários elementos que caracterizam o ensino de Biologia e Ciências Naturais para o público surdo e concluir que os saberes dos professores são produzidos em íntima relação com seus alunos, seus colegas e com alguns aspectos da cultura escolar que marca esta instituição. |
Abstract: | The bilingual teaching to deaf people presents characteristics that differentiate it from teaching hearing students which, for many teachers, difficults it. But what characteristics are these? How can hearing teachers trespass the limit of difference and produce new knowledge that allow not only the teaching, but also the effective learning of deaf students? The day to day experiences of a deaf school Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES influence the construction and mobilization of said knowledge? Understanding these questions does not mean to say wich way the teachers of deaf students must follow. Our goal, based on the analysis of interviews with three Biology and Natural Sciences hearing teachers of INES, is to know the paths they trailed in the world of deaf students, analysing their teaching knowledge. For such, were supported by two conceptions: one related to the view of teaching knowledge as a know-how, a know-to-be, a process, a constant moving, that built itself on the everyday of the teacher, being made by a junction of knowledge; the other, related to the understanding of deafness for beyond the lack of hearing, the understanding of deafness as a visual experience, a cultural trait. We could identify many elements that characterize the teaching of Biology and Natural Sciences to the deaf public and conclude that the knowledge of teachers are produced in intimate relation with their students, colleagues and some aspects of school culture that marks this institution. |
Palavras-chave: | Deaf education Biology and Sciences teaching Teacher knowledge Educação de surdos Ensino de Biologia e Ciências Saberes docentes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | FONSECA, Danielle Macedo da. Trajetórias e saberes entre professores ouvintes e alunos surdos: ensinar Biologia na diferença. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12101 |
Data de defesa: | 27-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Danielle Fonseca.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.