Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12102
Tipo do documento: Dissertação
Título: A temática ambiental no currículo de Ciências: concepções de professores sobre conhecimentos e práticas de ensino no Leste Metropolitano Fluminense
Título(s) alternativo(s): The environmental theme in science curriculum: teachers conceptions about knowledge and teaching practices in the Metropolitan East of the state of Rio de Janeiro
Autor: Melila, Ana Paula de Souza da Silva 
Primeiro orientador: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Primeiro membro da banca: Ayres, Ana Clea Braga Moreira
Segundo membro da banca: Pereira, Celso Sanchez
Resumo: No atual contexto ambiental promove-se a articulação entre a educação e ambiente, considerando a educação fundamental como etapa privilegiada de humanização, socialização e direcionamento social. Esse estudo teve por objetivo a compreensão de concepções de professores de Ciências sobre o ensino de temáticas ambientais nos municípios de Magé, Itaboraí, São Gonçalo e Guapimirim no estado do Rio de Janeiro. Esses municípios estão localizados às margens da Baía de Guanabara, com parte do território na APA de Guapimirim, e enfrentam diversos problemas socioambientais. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa. A construção dos dados tomou como fontes documentos curriculares oficiais, questionários e entrevistas com professores de Ciências dos municípios selecionados. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. A análise apontou que nos PCN, no Currículo Mínimo do Rio de Janeiro e nas propostas curriculares municipais predominam finalidades utilitárias e pedagógicas para o ensino de temáticas ambientais na disciplina Ciências e a visão de ambiente como natureza e recurso. Nas respostas aos questionários a finalidade utilitária foi a mais citada. Os livros didáticos foram os materiais citados pelos professores como os mais utilizados durante o planejamento e os recursos multimídia como os mais frequentemente empregados para o desenvolvimento das aulas sobre temáticas ambientais. A maioria dos docentes possui uma percepção de ambiente como natureza e de Educação Ambiental pragmática. Na análise dos depoimentos de professores apontou-se a valorização de saberes experienciais sobre a temática ambiental na formação docente inicial e continuada e aspectos críticos nas narrativas docentes sobre questões socioambientais, embora os professores valorizem a tendência pragmática de EA. A pesquisa contribui ao apontar a importância da abordagem de questões socioambientais locais na educação básica, visando à sensibilização dos estudantes para ações de transformação de sua realidade socioambiental.
Abstract: The current environmental context promoted the articulation between education and the environment, considering elementary education as a privileged stage of humanization, socialization and social direction. The aim of this research is to understand the science teachers conceptions about tteaching of environmental themes in the municipalities of Magé, Itaboraí, São Gonçalo and Guapimirim in the state of Rio de Janeiro. These municipalities are located on the shores of Guanabara Bay, with part of their territory in the APA of Guapimirim and face various socio-environmental problems arising. The research had a qualitative methodological approach. The construction of the data took as sources: official curricular documents, questionnaires and interviews to science teachers of the selected municipalities. Content analysis was used as data analysis technique. The analysis pointed out that in the PCN, in the Minimum Curriculum of Rio de Janeiro and in the municipal curricular proposals predominate utilitarian and pedagogical purposes for the teaching of environmental themes in the discipline Sciences and a vision of environment as nature and resource. In the answers to the questionnaires the utilitarian purpose was the most cited. The textbooks were the materials cited by teachers as the most used during planning and multimedia resources as the most frequently used for the development of classes on environmental issues. Most teachers have a perception of environment as nature and of pragmatic Environmental Education. In the analysis of the interviews, it was pointed out a valuation of the experiential knowledge and gaps in the initial and continuous training of the teachers on environmental themes. It was pointed out that the discourses contain critical aspects about environmental issues, but the teachers perform pragmatic activities of environmental education. This research contributes to point out the importance of approaching local socio-environmental issues in elementary education, aiming at sensitizing students to transform their socio-environmental reality.
Palavras-chave: Science Curriculum
Environmental theme
Science education
Teachers conceptions
Currículo de Ciências
Temática ambiental
Ensino de Ciências
Concepções docentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: MELILA, Ana Paula de Souza da Silva. A temática ambiental no currículo de Ciências: concepções de professores sobre conhecimentos e práticas de ensino no Leste Metropolitano Fluminense. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12102
Data de defesa: 29-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Paula Melila.pdf6,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.