Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12103
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes de professores e suas práticas pedagógicas: relações com a especialização em educação básica - modalidade ensino de biologia, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Título(s) alternativo(s): Knowledge of teachers and their pedagogical practices: relations with the specialization in basic education - modality teaching of biology, Faculdade de Formação de Professores of UERJ.
Autor: Ribeiro, Bruno Castro 
Primeiro orientador: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Primeiro membro da banca: Ayres, Ana Clea Braga Moreira
Segundo membro da banca: Souza, Lucia Helena Pralon de
Resumo: O objetivo geral dessa investigação foi levantar as práticas pedagógicas dos professores participantes do curso de pós lato sensu em Ensino de Biologia da FFP, buscando compreender a influência deste curso nas mesmas e sua relação com os saberes construídos por esses professores. Os referenciais teórico-metodológicos estão situados nos estudos do saber docente investigado por Maurice Tardif. A coleta de dados foi realizada através de cinco entrevistas com ex-cursistas da especialização em Educação Básica Modalidade Ensino de Biologia. As entrevistadas falaram sobre a contribuição da especialização para a sua formação como professoras, discorrendo sobre algumas práticas executadas durante as disciplinas do curso, dentro e fora da sala de aula, e que influenciaram as suas práticas pedagógicas. Conclui-se que o modelo de formação continuada, adotado pela FFP, pode ser caracterizado como de desenvolvimento profissional. As práticas pedagógicas aplicadas durante o curso e a elaboração da monografia foram importantes para o desenvolvimento profissional das entrevistadas.
Abstract: The general objective of this research is to raise the pedagogical practices of teachers who participated at the post lato sensu course in Teaching Biology/FFP, seeking to understand the influence of this course in these professionals and its relation with the knowledge built by them. The theoretical-methodological references are situated in the studies of teaching knowledge investigated by Maurice Tardif. The data collection was carried out through five interviews with ex-students of the specialization in Basic Education - Teaching Biology Mode. The interviewees spoke about the contribution of specialization to their training as teachers, discussing some practices developed during the course subjects, inside and outside the classroom, that influenced pedagogical practices of those teachers. We concluded that the model of in-service training, adopted by FFP, can be characterized as professional development. The pedagogical activities applied during the course and the elaboration of monography were important for the professional development of the interviewees.
Palavras-chave: In-service teacher education
Teachers knowledge
Pedagogical practices
Formação continuada de professores
Saber docente
Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: RIBEIRO, Bruno Castro. Saberes de professores e suas práticas pedagógicas: relações com a especialização em educação básica - modalidade ensino de biologia, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12103
Data de defesa: 22-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Bruno Castro Ribeiro.pdf667,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.