Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12104
Tipo do documento: Dissertação
Título: Visões de ciência e ensino de ciências de formandas da escola normal
Título(s) alternativo(s): La visión sobre ciencia y enseñanza de las ciencias de los estudiantes del último año de la escuela normal
Autor: Ezequiel, Marcelo Alves 
Primeiro orientador: Dorvillé, Luis Fernando Marques
Primeiro membro da banca: Nacimento, Tatiana Galieta
Segundo membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Terceiro membro da banca: Rocha, Marcelo Borges
Quarto membro da banca: Bernardo, José Roberto da Rocha
Resumo: O trabalho aqui apresentado buscou identificar, compreender e discutir as principais visões atribuídas ao ensino de ciências, a natureza da ciência, da tecnologia e da sociedade, bem como suas interações de um grupo de formandos da escola normal CIEP 179 na Baixada Fluminense. As alunas entendem ser importante ensinar ciências e possuem a concepção de que o ensino de ciências deve permear a educação, visto que, para elas, a ciência está intimamente presente no dia a dia da sociedade. A ciência é vista como uma resposta cognitiva à curiosidade humana fazendo parte integrante de sua cultura; não é uma entidade autônoma e sim feita por pessoas e, como tal, é passível de falhas e possuidora de valores. No entanto, também encontramos respostas indicando um crescimento baseado no falseacionismo, aproximando-se de uma neutralidade. Para parte dos alunos a ciência possui uma concepção de progressão com caráter positivo, ideia de linearidade e avanço escalar. Não obstante, outro grupo de alunas questionou abordando questões sobre possíveis problemas ambientais gerados pela progressão da ciência e tecnologia. O cientista não é o detentor da ciência, elas identificam intencionalidade no trabalho do cientista, sendo este, para a maioria, possuidor de valores intrínsecos e não neutro. Rechaçaram o monopólio das decisões nas mãos dos especialistas e defendem uma atuação mais democrática nas decisões ligadas às políticas de ciência e tecnologia. Em seus pontos de vista, existe uma compreensão de tecnologia como algo que viabiliza facilitar a vida humana. É desvinculada de eletroeletrônicos e vinculada à ciência. Para alguns a tecnologia aparece como desprovida de intencionalidade e dependente do uso, o que denota certa neutralidade à tecnologia. Já para um segundo grupo, a tecnologia teria uma intencionalidade e não dependeria de seu uso, mas sim determinada em seu projeto. Para as alunas entrevistadas, a sociedade é a cultura humana e engloba tudo o que foi criado pelo homem, incluindo a ciência. Reconhecem as discrepâncias sociais e acreditam que a ciência deva oferecer subsídios na tentativa de alcançar uma sociedade mais igualitária. Concluímos que este grupo de alunos possui uma compreensão acerca da natureza da ciência e tecnologia próxima do que vem se debatendo hoje em dia acerca das interrelações sobre ciência, tecnologia e sociedade. Suas compreensões acerca da participação democrática também se aproximam do desejo de uma maior participação nas decisões que envolvem as políticas de ciência e tecnologia. Destacamos a importância de se trabalhar a natureza da ciência e tecnologia e sua evolução na sociedade no decorrer da história humana pois, dessa maneira, poderemos dar mais alguns passos na aproximação de uma educação cada vez mais cidadã.
Abstract: El trabajo presentado aquí fue identificar, entender y discutir los principales significados atribuidos a la educación científica, la naturaleza de la ciencia, la tecnología y la sociedad, así como sus interacciones de un grupo de graduados de la escuela normal de CIEP 179 en la Baixada Fluminense. Los estudiantes ven como importante enseñar la ciencia y tienen la idea de que la educación científica debería estar presente en la educación, ya que para ellos, la ciencia está íntimamente presente en la vida cotidiana de la sociedad. La ciencia es vista como una respuesta cognitiva a la curiosidad humana, es una parte integral de su cultura; no es una entidad autónoma, pero hecha por la gente y, como tal, es susceptible de fallos y poseedora de valores. Sin embargo, también encontramos respuestas que indican un crecimiento basado en la falsabilidad, aproximándose de una neutralidad. Para parte de los estudiantes la ciencia tiene una progresión del diseño con carácter positivo, la idea de la linealidad y el avance de ascenso. Sin embargo, otro grupo de estudiantes estuvo en duda frente a preguntas sobre posibles problemas ambientales causados por el avance de la ciencia y la tecnología. El científico no es el titular de la ciência; ellos identifican la intencionalidad en el trabajo del científico, que, para la mayoría, posee un valor intrínseco y no es neutral. Rechazaron el monopolio de las decisiones en manos de los expertos, y abogan por un papel más democrático en las decisiones relacionadas con las políticas de ciencia y tecnología. En su opinión, hay una comprensión de la tecnología como algo que permite facilitar la vida humana. No está relacionado con la electrónica e involucrado en la ciencia. Para algunos la tecnología aparece como carente de intencionalidad y el uso dependiente, lo que denota cierta neutralidad de la tecnología. En cuanto al segundo grupo, la tecnología tendría una intencionalidad y no depende de su uso, sino que se determina en su proyecto. Para los estudiantes entrevistados, la sociedad es la cultura humana y abarca todo lo que ha sido creado por el hombre, incluyendo la ciencia. Reconocen las discrepancias sociales y creen que la ciencia debería ofrecer subvenciones en un intento de lograr una sociedad más igualitaria. Llegamos a la conclusión de que este grupo de estudiantes tiene una comprensión de la naturaleza de la ciencia y la tecnología próxima que se viene luchando hoy sobre las interrelaciones de la ciencia, la tecnología y la sociedad. Su comprensión acerca de la participación democrática también aborda el deseo de una mayor participación en las decisiones relativas a las políticas de ciencia y tecnología. Hacemos hincapié en la importancia de trabajar la naturaleza de la ciencia y la tecnología y su evolución en la sociedad en el curso de la historia humana, ya que, de esa manera, podemos dar algunos pasos más en el enfoque de una educación cada vez más ciudadana.
Palavras-chave: Ciencia-Tecnología-Sociedad
Educación científica y tecnológica
Curso normal
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Educação científica e tecnológica
Curso normal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: EZEQUIEL, Marcelo Alves. Visões de ciência e ensino de ciências de formandas da escola normal. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12104
Data de defesa: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcelo Alves Ezequiel.pdf847,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.