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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e saúde: uma investigação sobre as diferentes abordagens de saúde e do processo de didatização em livro didático do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Education and health: an investigation into the different approaches to health and to the process of making it educational through high school textbooks
Autor: Malizia, Bruno 
Primeiro orientador: Ayres, Ana Clea Braga Moreira
Primeiro membro da banca: Nacimento, Tatiana Galieta
Segundo membro da banca: Vilela, Mariana Lima
Resumo: O presente trabalho procurou refletir sobre a produção de cultura e conhecimento escolar a partir da análise do tema saúde em livros didáticos do ensino médio e, para tanto, realiza metodologicamente uma pesquisa qualitativa com base em análise documental. A utilização do livro didático como objeto empírico se justifica uma vez que o mesmo se constitui como componente fundamental do trabalho de professores e alunos e por isso o grande investimento financeiro em programas de avaliação e aquisição, como o PNLD, além de ser o ensino médio, muitas vezes o último momento de contato do educando com a escola. O tema saúde foi escolhido pela sua grande relevância para a sociedade e pela posição de destaque do aluno como multiplicador da informação compartilhada na escola. A análise do livro inspirou-se nas abordagens biomédicas, comportamentais e socioambientais (WESTPHAL, 2006) e nos permitiu identificar o quão abrangente se dá o tratamento do tema no material analisado e qual o seu impacto na produção do currículo para o ensino médio. A análise do processo de didatização buscou identificar "traços morfológicos e estilísticos (FORQUIN, 1992, p.34) que valorizam a apresentação e clarificação, visando tornar claro o conhecimento presente no livro didático, transformando-o em objeto de ensino e tornando possível o processo de aprendizagem dos estudantes. A classificação dos dispositivos didáticos que caracterizam esse processo se deu a partir da construção de categorias com base em Forquin (1992). O livro apresenta grande diversificação quanto aos tipos de abordagens em saúde presentes, porém, se destaca a abordagem biomédica, por ser a mais frequente na maioria dos capítulos analisados. O uso das abordagens socioambiental e comportamental se mostra muitas vezes como estratégia de aproximação com o cotidiano do aluno, permitindo em diferentes momentos uma visão mais ampliada, holística do tema estudado. A valorização da apresentação do conhecimento no livro didático ocorre por meio da organização em seções especiais Box, Texto e Contexto, Conexões, A Notícia e ainda por meio de grande riqueza de imagens como fotos, ilustrações, esquemas, modelos e outros. O processo de clarificação se materializa através da exemplificação e comentários explicativos, principalmente quando uma linguagem mais técnica é utilizada; o uso de imagens com grande quantidade de informação condensada em legendas descritivas; através da progressividade, que estabelece uma linha de raciocínio que favorece o aprendizado em um texto organizado estruturalmente e hierarquicamente em partes e subpartes; além do uso de metáforas que permitem, pelo uso de termos e expressões mais conhecidas pelos alunos, fazer alusão a processos menos comuns a eles. O controle da apreensão da informação ou o reforço da mesma ocorre através de questões propostas em seções específicas. A partir do estudo desenvolvido esperamos contribuir para o entendimento do processo de construção do conhecimento escolar em livros didáticos, particularmente, no que se refere ao tema saúde, cuja compreensão das relações que a promovem é tão importante para a formação dos estudantes.
Abstract: The present study aims to reflect on the production of school culture and knowledge based on the analysis of the subject health in high school textbooks through qualitative desk research. The high school textbook is being used as an empirical object since it stands as the key component of the work done by both teachers and students, hence the large investment in acquisition and evaluation programs such as the PNLD, besides the fact that the last contact students have with schools is in high school. The reason for selecting health as the subject to be analyzed lies in its enormous relevance to society as well as in the fact that students stand out as multipliers of such knowledge which is shared in schools. The textbook analysis was inspired by the biomedical, behavioral, and socioenvironmental approaches (WESTPHAL, 2006). It was possible to identify how comprehensively the subject is approached in the material analyzed and what its impact is on the high school curriculum. The analysis of the didactization process sought to identify stylistic and morphological features (FORQUIN, 1992, p.34) which enhance textbook content presentation and clarification, thereby transforming textbooks into teaching tools which facilitate the learning process. The classification of the didactic devices featuring this process was based on the categories present in Forquin s work (1992). The book presents a wide range of approaches to health , amongst which the biomedical one stands out as it is predominant in most of the chapters analyzed. The use of the socioenvironmental and behavioral approaches has proved useful as a strategy to contextualize the subject while including students realities, which, in turn, promotes at different moments a broader understanding of the subject being studied. The appreciation of the content presentation in the textbook is done by means of organization in special sections Box, Text and Context, Connections, The News and also through a rich repertoire of images such as pictures, illustrations, schemes, models, among others. The clarification process takes form through exemplification and explanatory comments, especially when more technical language is used; through the use of images containing a large amount of information condensed in descriptive legends; through the progressivity which establishes a train of thought that favors learning in a text which is structurally and hierarchically organized in parts and subparts; not to mention the use of metaphors which facilitate the reference to new processes that are uncommon to students through the use of more familiar terms and expressions. The control over learning or the consolidation thereof takes place through questions proposed in specific sections. This study aims to contribute to the understanding of the school knowledge construction process in textbooks, specifically as regards the health subject, whose understanding of the relations which promote it is essential to the education of students.
Palavras-chave: School culture
Approaches to health
School knowledge
Didactization
Textbook
Stylistic and morphological aspects
Cultura escolar
Abordagem em saúde
Conhecimento escolar
Didatização
Livro didático
Traços morfológicos e estilísticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: MALIZIA, Bruno. Educação e saúde: uma investigação sobre as diferentes abordagens de saúde e do processo de didatização em livro didático do Ensino Médio. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12107
Data de defesa: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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