Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12108
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola |
Título(s) alternativo(s): | Science and biology education, dialogues between school subjects and cultural approaches: knowledge and formative processes in the daily life of a school |
Autor: | Lamego, Caio Roberto Siqueira ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Maria Cristina Ferreira dos |
Primeiro membro da banca: | Dorvillé, Luis Fernando Marques |
Segundo membro da banca: | Queiroz, Paulo Pires de |
Resumo: | A aproximação de saberes entre as disciplinas escolares e a diversidade cultural são temáticas recorrentes no campo educacional. No ensino de Ciências e Biologia fomentam-se discussões sobre temas polêmicos, que envolvem questões culturais. Nesta pesquisa buscou-se analisar ideias e saberes de professores e licenciandos relacionados à educação em Ciências e Biologia com relação à aproximação de saberes das disciplinas e abordagens culturais na escola. A metodologia teve abordagem qualitativa e optou-se pelo estudo de caso, para um conhecimento amplo sobre relações estabelecidas por professores de Ciências e Biologia com docentes de outras disciplinas escolares e questões referentes à diversidade cultural em uma escola pública estadual localizada no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Foram analisados: documentos curriculares, projetos desenvolvidos na escola, respostas a um questionário e depoimentos de professores e licenciandos. As DCNEB fazem menção à abordagem disciplinar e à aproximação das disciplinas escolares a partir das perspectivas pluri, inter e transdisciplinar e apresentam uma proposta de educação em que o currículo seja organizado de forma a contemplar atividades relacionadas à pluralidade cultural. O CMRJ está estruturado em uma perspectiva disciplinar com conteúdos próprios das disciplinas escolares de Ciências e Biologia. Em relação a questões culturais, este documento faz menção a gênero e sexualidade, religião e pluralidade cultural. Os professores acreditam que os saberes produzidos durante a trajetória profissional são importantes para o desenvolvimento de atividades que aproximem diferentes disciplinas e para a abordagem de questões culturais na escola. As relações entre as disciplinas escolares e as abordagens culturais na escola investigada foram realizadas principalmente por meio de projetos, possibilitando a aproximação entre diferentes disciplinas. Os resultados apontam existir preconceito e discriminação relacionados a questões raciais, religiosas, de gênero e sexualidade na escola. Os relatos dos licenciandos indicaram a importância do PIBID na sua formação docente. A análise dos projetos indicou que a abordagem cultural é um caminho que contribui para a aproximação dos saberes dos sujeitos e das disciplinas escolares. Esse estudo contribui com reflexões sobre as relações entre disciplinas, diversidade cultural e aproximação de saberes por meio do diálogo em processos formativos na escola. |
Abstract: | The best way to correlate school subjects and cultural diversity are recurring themes in the educational field. When we talk about science and biology education, discussions about controversial themes that involve cultural issues tend to appear. This study sought to analyze the ideas and the knowledge of teachers and undergraduate students related to science and biology education regarding the approach between school subjects and the cultural approaches in school. The research methodology had a qualitative approach and the case study was chosen to study the relations established by science and biology teachers with the teachers of other school subjects and on issues related to cultural diversity in a public school in the city of São Gonçalo, Rio de Janeiro. The documents analyzed in this research were: curricular documents, projects developed at school, answers to a questionnaire and interviews with teachers and undergraduates. The DCNEB mentions both a disciplinary approach and an approach between school subjects from a perspective that is multi, inter and cross curricular and it also presents proposals for a teaching where the curriculum is organized in such a way that it contemplate activities related to cultural pluralism. The CMRJ is structured in a disciplinary perspective were it dictates the contents of the school subjects Sciences and Biology, and when culture is mentioned in this document it refers to the issues of gender and sexuality, religion and cultural plurality. The teachers believe that knowledge acquired during their career is important to develop activities that diminish the gap between the different disciplines and approach cultural issues at school. The relations between the different school subjects and the cultural approaches were conducted primarily through projects. The results had shown that there was prejudice and discrimination related to racial, religious, gender, and sexuality issues in this school. The reports of undergraduates point to the importance of the PIBID to their teaching training. The analysis of the projects point that the cultural approach is a way that contributes to the knowledge of the people involved and approach of the school subjects. This study provides reflections over relationship between subjects, cultural diversity and the approach of school subjects through the dialogue in the formative processes in school. |
Palavras-chave: | Science education Biology education School subjects Cultural diversity Teachers training Teachers concepts Ensino de Ciências Ensino de Biologia Disciplinas escolares Diversidade cultural Formação docente Concepções docentes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | LAMEGO, Caio Roberto Siqueira. Ensino de Ciências e Biologia, diálogos entre disciplinas e abordagens culturais: saberes e processos formativos no cotidiano de uma escola. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12108 |
Data de defesa: | 26-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Caio Lamego-1.pdf | 995,1 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.