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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecendo a Mata Atlântica na Serra do Ibitipoca, Minas Gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente
Título(s) alternativo(s): Knowing the Atlantic Forest in the Serra do Ibitipoca, Minas Gerais: environmental education as a conservation strategy for the environment
Autor: Motta, Fernanda Ferreira 
Primeiro orientador: Barros, Ana Angélica Monteiro de
Primeiro membro da banca: Pontes, Jorge Antônio Lourenço
Segundo membro da banca: Leão, Geraldo Magela Pereira
Resumo: A Vila de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, Minas Gerais, está localizada na base da Serra do Ibitipoca, sendo caracterizada pela heterogeneidade de paisagens e fragilidade de seu ambiente natural. A Mata Atlântica na região apresenta-se como um complexo de fitofisionomias florestais, arbustivas, savânicas e campestres de altitude, que inclui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Tanto o meio biótico, quanto a cultura e os modos de vida da população estão ameaçados devido aos diferentes usos do solo relacionados ao turismo. Além disso, a ausência de informações ambientais dirigidas a comunidade de moradores e visitantes da região, as pressões antrópicas que prejudicam a conservação são os principais problemas encontrados. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo desenvolver e criar atividades lúdicas de educação ambiental de forma dinâmica com os alunos da Escola Municipal Padre Carlos, a única escola local, para aproximá-los de suas realidades através do conhecimento científico sobre os atributos naturais e problemas ambientais locais. As atividades foram divididas em etapas e abordaram temas relacionados à conservação da riqueza biológica, recursos hídricos e problemas associados ao consumo e resíduos através de jogos, palestras, vídeos e rodas de conversa. A proposta das atividades teve caráter interdisciplinar e foram direcionadas à região em estudo, visando uma transformação das relações entre sociedade e natureza. Foi feito um jornal ambiental abrangendo também os temas relacionados como forma de sintetizar as atividades de educação ambiental realizadas no período de um ano. Para análise da efetividade do estudo foram utilizados questionários quali-quantitativos antes e após o desenvolvimento das atividades, visando avaliar a percepção dos alunos sobre a Serra do Ibitipoca e fazendo uma comparação entre as respostas. Foi observada na avaliação uma interação inicial da relação entre o homem e o meio ambiente, a percepção de alguns problemas ambientais locais, o reconhecimento da importância da conservação da Mata Atlântica, assim como a citação do maior conhecimento de espécies da fauna e flora da região e suas interações com o homem. Constatou-se, após reavaliação, que as estratégias desenvolvidas e utilizadas neste estudo foram positivas, dadas às transformações da visão e conhecimento dos alunos sobre o meio ambiente após a realização das atividades. Esses desenvolveram uma consciência crítica e um sentimento de pertencimento ao meio onde vivem.
Abstract: The Vila de Conceição do Ibitipoca, Lima Duarte district, Minas Gerais, is located at the base of the Serra do Ibitipoca, characterized by the heterogeneity of landscapes and the fragility of its natural environment. The Atlantic Forest in the region presents itself as a complex of forest, shrub, savanna and highland grassland, which includes endemic and endangered species. Both the biotic environment, the culture and the livelihoods of the population are threatened due to the different uses of the soil related to tourism. In addition, the lack of environmental information directed to the community of residents and visitors of the region, the anthropic pressures that undermine conservation are the main problems encountered. Thus, the research aimed to develop and create playful activities of environmental education in a dynamic way with the students of the Escola Municipal Padre Carlos, the only local school, to bring them closer to their realities through scientific knowledge about natural attributes and problems environmental impacts. The activities were divided into stages and addressed issues related to the conservation of biological wealth, water resources and problems associated with consumption and waste through games, lectures, videos and talk wheels. The proposals of the activities had an interdisciplinary character and were directed to the region under study, aiming at a transformation of the relations between society and nature. An environmental journal was also made covering the related topics as a way to synthesize the activities of environmental education carried out in the period of one year. In order to analyze the effectiveness of the study, qualitative and quantitative questionnaires were used before and after the development of the activities, aiming to evaluate the students' perception about the Serra do Ibitipoca and comparing the answers. An initial interaction of the relationship between man and the environment, the perception of some local environmental problems, the recognition of the importance of the conservation of the Atlantic Forest, as well as the citation of the greater knowledge of species of the fauna and flora of the region and their interactions with man. It was found, after a subsequent reevaluation, that the strategies developed and used in this study were positive, due to the transformations of students' vision and knowledge about the environment after the activities were carried out. These have developed a critical awareness and a sense of belonging to the environment in which they live.
Palavras-chave: Environmental perception
Formal education
Didactic games
Percepção ambiental
Educação formal
Jogos didáticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: MOTTA, Fernanda Ferreira. Conhecendo a Mata Atlântica na Serra do Ibitipoca, Minas Gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12109
Data de defesa: 31-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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