Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12110
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência das diferentes culturas nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos na discussão do tema sexualidade e gênero
Título(s) alternativo(s): The influence of different cultures on the point of view of students from the Youth and Adult Education (EJA)-Manguinhos in the discussion of the topic sexuality and gender
Autor: Nascimento, Ariel Pereira Fernandes do 
Primeiro orientador: Dorvillé, Luis Fernando Marques
Primeiro membro da banca: Pinhão, Francine Lopes
Segundo membro da banca: Teixeira, Pedro Pinheiro
Resumo: O presente trabalho visou identificar a influência das diferentes matrizes culturais nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos através da promoção de diálogos acerca da temática de sexualidade e gênero. Embasamos nossas discussões e buscamos compreender as diferentes visões dos alunos a partir da perspectiva do multiculturalismo e utilizamos como metodologia a aplicação de questionários que continham afirmações que exigiam um padrão de respostas baseados na escala de Likert, grupos focais organizados de acordo com a mescla de perfis de idade, religião e gênero e a análise de conteúdos a partir das conversas geradas nas intervenções dos grupos focais, que abordaram os temas ‗ cores e brinquedos ditos de meninos e meninas , transexualidade e discussão de gênero e sexualidade na escola através do Ensino de Biologia. Identificamos que existem inúmeras diferenças culturais que influenciam no padrão de respostas durante a discussão da temática, como as religiosas, as do âmbito familiar e da cultura local. Apontamos alguns fatores como gênero, idade e o fato de ter filhos ou não, pois foram aspectos que influenciaram determinadas visões construídas durante a abordagem do tema. Reconhecer as matrizes culturais que foram fatores influenciadores na construção das falas durante a discussão da temática dentro do ensino de Ciências e Biologia, nos auxiliará compreender as intervenções necessárias para a promoção do diálogo dentro dos espaços escolares e em pesquisas futuras a construção de um currículo que englobe essas questões dentro da perspectiva do multiculturalismo crítico.
Abstract: The present work aimed to identify the influence of the different cultural matrices in the visions of the students of the EJA-Manguinhos through the promotion of dialogues about the theme of sexuality and gender. We embed our discussions and seek to understand the different views of the students from the perspective of multiculturalism and use as a methodology the application of questionnaires that contained affirmations that required a pattern of responses based on the Likert scale, focal groups organized according to the mix of profiles religion, gender, and content analysis based on the conversations generated in focus group interventions, which addressed themes such as 'colors and toys spoken of boys and girls', transsexuality and gender and sexuality discussion at school through Teaching of Biology. We identified that there are numerous cultural differences that influence the pattern of responses during the discussion of the theme, such as religious, family and local culture. We pointed out some factors such as gender, age and whether there were children or not, because they were aspects that influenced certain visions built during the approach of the theme. Recognizing the cultural matrices that were influential factors in the construction of the speeches during the discussion of the subject within the teaching of Science and Biology will help us to understand the interventions necessary for the promotion of dialogue within the school spaces and in future researches the construction of a curriculum that encompasses these issues from a critical multicultural perspective.
Palavras-chave: Sexuality
Gender
Multiculturalism
Sciences and biology teaching
Sexualidade
Gênero
Multiculturalismo
Ensino de ciências e biologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: NASCIMENTO, Ariel Pereira Fernandes do. A influência das diferentes culturas nas visões dos alunos da EJA-Manguinhos na discussão do tema sexualidade e gênero. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12110
Data de defesa: 31-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ariel Pereira Fernandes do Nascimento.pdf1,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.