Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12112
Tipo do documento: Dissertação
Título: A (des)construção do conhecimento socioambiental na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Título(s) alternativo(s): The (de)construction of environmental knowledge in teacher education under the Institutional Program of Initiation Grant to Teaching - PIBID
Autor: Soares, Viviane de Mendonça 
Primeiro orientador: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Primeiro membro da banca: Nacimento, Tatiana Galieta
Segundo membro da banca: Fernandes, Jose Artur Barroso
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como a participação de licenciandas atuantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) influencia na sua formação, através da construção de atividades de educação ambiental com viés crítico. As atividades construídas foram realizadas no ambiente escolar, com alunos do sexto ano da educação básica, em escola pública do município de São Gonçalo, integrante da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e foram analisadas a partir das narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa: as licenciandas. Os referenciais teórico-metodológicos estão situados nos estudos de educação ambiental crítica utilizados por Frederico Loureiro e Mauro Guimarães, e no Saber Docente investigado por Maurice Tardif. O conteúdo dos registros produzidos pelos sujeitos durante a pesquisa foram submetidos à Análise de Conteúdo, segundo Lawrence Bardin. O trabalho foi realizado durante os meses de março a dezembro de 2014, com reuniões de preparação das atividades produzidas e reuniões anteriores e posteriores à realização das mesmas, para estudo e análise dos conhecimentos suscitados referentes às temáticas estudadas. As reuniões foram gravadas em áudio e vídeo e as licenciandas produziram narrativas sobre as mesmas. Conclui-se que a participação de licenciandas e a construção de práticas voltadas para a questão ambiental com viés crítico pode colaborar para a formação docente através do aprofundamento de questões pertinentes à docência, como o saber docente.
Abstract: The aim of this study is to analyze how the participation of active undergraduate in the Institutional Program of Initiation Grant to Teaching (PIBID) influences in their training, by building environmental education activities with critical bias. The built activities were held in the school environment, with sixth graders of elementary education in a public school in São Gonçalo, member of the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro and were analyzed from the narratives produced by the research subjects: the undergraduates. The theoretical and methodological references are situated in the studies of critical environmental education used by Frederico Loureiro and Mauro Guimarães, and about Teaching Knowledge investigated by Maurice Tardif. The contents of the records developed by the subjects that have been produced in the research had Content Analysis as a tool used, according to Lawrence Bardin . The study was conducted during the months from March to December 2014 with preparatory meetings of the produced activities and meetings before and after the implementation of the same, to study and analyze the knowledge raised concerning the studied subjects. The meetings were recorded on audio and video and the undergraduates have produced narratives about them. We conclude that the participation of undergraduates and the building practices focused on environmental issues with critical bias can contribute to teacher training through the deepening of relevant issues to teaching as teaching knowledge, for example.
Palavras-chave: Training initial teacher
Teacher knowledge
Critical environmental education
Social and environmental knowledge
Formação inicial docente
Saber docente
Educação ambiental crítica
Conhecimentos socioambientais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: SOARES, Viviane de Mendonça. A (des)construção do conhecimento socioambiental na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12112
Data de defesa: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Viviane Mendonca.pdf1,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.