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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12112
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A (des)construção do conhecimento socioambiental na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID |
Título(s) alternativo(s): | The (de)construction of environmental knowledge in teacher education under the Institutional Program of Initiation Grant to Teaching - PIBID |
Autor: | Soares, Viviane de Mendonça ![]() |
Primeiro orientador: | Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa |
Primeiro membro da banca: | Nacimento, Tatiana Galieta |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Jose Artur Barroso |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar como a participação de licenciandas atuantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) influencia na sua formação, através da construção de atividades de educação ambiental com viés crítico. As atividades construídas foram realizadas no ambiente escolar, com alunos do sexto ano da educação básica, em escola pública do município de São Gonçalo, integrante da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e foram analisadas a partir das narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa: as licenciandas. Os referenciais teórico-metodológicos estão situados nos estudos de educação ambiental crítica utilizados por Frederico Loureiro e Mauro Guimarães, e no Saber Docente investigado por Maurice Tardif. O conteúdo dos registros produzidos pelos sujeitos durante a pesquisa foram submetidos à Análise de Conteúdo, segundo Lawrence Bardin. O trabalho foi realizado durante os meses de março a dezembro de 2014, com reuniões de preparação das atividades produzidas e reuniões anteriores e posteriores à realização das mesmas, para estudo e análise dos conhecimentos suscitados referentes às temáticas estudadas. As reuniões foram gravadas em áudio e vídeo e as licenciandas produziram narrativas sobre as mesmas. Conclui-se que a participação de licenciandas e a construção de práticas voltadas para a questão ambiental com viés crítico pode colaborar para a formação docente através do aprofundamento de questões pertinentes à docência, como o saber docente. |
Abstract: | The aim of this study is to analyze how the participation of active undergraduate in the Institutional Program of Initiation Grant to Teaching (PIBID) influences in their training, by building environmental education activities with critical bias. The built activities were held in the school environment, with sixth graders of elementary education in a public school in São Gonçalo, member of the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro and were analyzed from the narratives produced by the research subjects: the undergraduates. The theoretical and methodological references are situated in the studies of critical environmental education used by Frederico Loureiro and Mauro Guimarães, and about Teaching Knowledge investigated by Maurice Tardif. The contents of the records developed by the subjects that have been produced in the research had Content Analysis as a tool used, according to Lawrence Bardin . The study was conducted during the months from March to December 2014 with preparatory meetings of the produced activities and meetings before and after the implementation of the same, to study and analyze the knowledge raised concerning the studied subjects. The meetings were recorded on audio and video and the undergraduates have produced narratives about them. We conclude that the participation of undergraduates and the building practices focused on environmental issues with critical bias can contribute to teacher training through the deepening of relevant issues to teaching as teaching knowledge, for example. |
Palavras-chave: | Training initial teacher Teacher knowledge Critical environmental education Social and environmental knowledge Formação inicial docente Saber docente Educação ambiental crítica Conhecimentos socioambientais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | SOARES, Viviane de Mendonça. A (des)construção do conhecimento socioambiental na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia; Biodiversidade e sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12112 |
Data de defesa: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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