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Tipo do documento: Dissertação
Título: Afinal, quem sou eu? A potencialidade da história escolar na mediação de saberes e seu papel na reflexão e construção de identidades
Título(s) alternativo(s): "After all, who am I?" - The potential of school history in the mediation of knowledge and its role in the reflection and construction of identities
Autor: Mota, Flavio Braga 
Primeiro orientador: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Primeiro membro da banca: Andrade, Everardo Paiva de
Segundo membro da banca: Souza, Mônica Lima e
Resumo: O presente trabalho é uma síntese de práticas desenvolvidas e de análise das mesmas, realizada com estudantes de turmas de 7° e 8° anos da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Costa Barros, na cidade do Rio de Janeiro, durante o primeiro semestre de 2018. Tais práticas utilizaram as orientações curriculares pertinentes a cada ano de ensino para a discussão e reflexão identitárias, tendo como foco os eixos étnico-racial e social. O "método da cartografia" (Barros; Kastrup, 2014), que consiste em acompanhar processos, auxiliou na apreensão e tratamento dos dados. A pesquisa investigativa, método sugerido por Cruz, Battestin e Gigghi (2013), visava aproximar os alunos do conteúdo histórico a partir de suas referências. Com isso, o "lugar de fronteira" no qual o ensino de História está inserido (Monteiro; Pena, 2011) promove o diálogo, a troca e o reconhecimento das diferenças ao utilizar estas referências discentes para a aproximação entre alunos e História escolar. Tópicos como a importância dos griots para diversas sociedades africanas, no 7° ano, e a cidade do Rio de Janeiro durante o Período Joanino (1808 - 1820), no 8° ano, serviram como estímulo às pesquisas sobre a origem e características de alguns dos bairros e favelas próximas à escola. Seu resultado auxiliou na apreensão dos conteúdos e colaborou para a discussão e reflexão sobre aspectos identitários destes alunos, que, mesmo amparada por lei (como ocorre com a temática étnico-racial), ainda são negligenciados ou tratados superficialmente por muitos professores na Educação Básica.
Abstract: The present paper is a synthesis of the development of practices and their related analysis carried out with 7th and 8th graders at the municipal school Jornalista e Escritor Daniel Piza, at Costa Barros neighborhood, in the city of Rio de Janeiro, during the first semester of 2018. Such practices followed the curricular guidelines pertinent to each grade for identity discussion and reflection, focusing on the ethnic-racial and social axes. The "cartographic method" (Barros, Kastrup, 2014), which consists of monitoring processes, supported data collection and processing. The investigative research, a method suggested by Cruz, Battestin and Gigghi (2013), aimed to bring students closer to the historical content by having their local references as a starting point. Thus, the "place of frontier" in which History teaching is inserted (Monteiro; Pena, 2011) promotes dialogue, exchange and recognition of differences by using students references as a means to bring students and school history closer. Subjects such as the importance of the griots for several African societies in the 7th grade and the city of Rio de Janeiro during King John s reign (1808 - 1820) in the 8th grade served as a stimulus to research on the origin and characteristics of some neighborhoods and slums near the school. Its results assisted in the apprehension of the contents and contributed to the discussion and reflection on the identity aspects of these students, which, even though supported by law (as with the ethnic-racial subject), are still neglected or treated superficially by many teachers in Basic Education.
Palavras-chave: History teaching
Ethnic-racial relations
Memory and identity
Citizenship and social identity
Local history
Slums
Ensino de história
Relações étnico-raciais
Memória e identidade
Cidadania e identidade social
História local
Favela
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MOTA, Flavio Braga. Afinal, quem sou eu? A potencialidade da história escolar na mediação de saberes e seu papel na reflexão e construção de identidades. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12118
Data de defesa: 21-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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