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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12121
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A história ensinada no tempo presente: o lugar da África nos currículos de História e proposição de atividades |
Título(s) alternativo(s): | The history taught today: the place of Africa in the curriculum of History and proposition of activities |
Autor: | Melo, Leandro da Silva |
Primeiro orientador: | Cabral, Maria Aparecida da Silva |
Primeiro membro da banca: | Mello, Juçara da Silva Barbosa de |
Segundo membro da banca: | Costa, Warley da |
Resumo: | Desde a instituição da obrigatoriedade do ensino de história da África, da cultura africana e da contribuição das populações afrodescendentes para a formação do Brasil, na educação básica, com a aprovação da Lei 10.639, em 2003, nota-se um investimento significativo na produção de outra narrativa histórica, que seja capaz de abarcar a complexidade do processo de escravidão moderna. Nessa direção, pretende-se com este trabalho analisar na parte teórica e dissertativa de que modo à temática da História da África e da cultura afro-brasileira tem sido abordada no ensino da história escolar no tempo presente, focalizando textos curriculares produzidos no Rio de Janeiro em circulação na rede estadual de educação, e, que servem de referências para a rede estadual de educação e também aos colégios particulares, bem como o material didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático no Brasil distribuído aos alunos do Ensino Médio, de duas coleções bastante utilizadas por professores no Estado do Rio de Janeiro, em diálogo com a recente produção historiográfica e educacional voltadas a esse assunto. Apresenta-se como um produto final uma atividade pedagógica destinada a turmas do primeiro ano do ensino médio, visando à complementação, ou ampliação de tais conteúdos recorrentes nos currículos escolares, com a finalidade de aprofundamento e enriquecimento do conhecimento dos alunos no que se refere à temática africana e da cultura afro-brasileira. |
Abstract: | Since the imposition of compulsory teaching Africa history, of African culture and the contribution of Afro-descendant populations for the formation of Brazil, in basic education, with the approval of Law 10,639, in 2003, there was a significant investment in the production of another historical narrative, which is able to encompass the complexity of modern slavery. In this direction, it is intended with this work to analyze the theoretical part and the discourse that follows the theme of the Africa history and of the Afro-Brazilian culture has been addressed in the teaching of school history at the present time, focusing curricular texts produced in Rio de Janeiro in circulation in the state education network, and that serve as references for the state network of education and also to private schools, as well as didactic material approved by the National Program of textbook in Brazil distributed to students in the Middle School, two collections often used by teachers in the state of Rio de Janeiro, in dialog with the recent historiographical production and education focused on this subject. It presents itself as a final product a pedagogical activity aimed at classes in the first year of secondary school, aiming to complement, or extension of such content applicants in school curricula, with the purpose of deepening and enriching the students' knowledge in relation to the African-themed and the Afro-Brazilian culture. |
Palavras-chave: | Teaching of history Law 10.639/2003 Curriculum Ensino de História Lei 10.639/2003 Currículo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | MELO, Leandro da Silva. A história ensinada no tempo presente: o lugar da África nos currículos de História e proposição de atividades. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12121 |
Data de defesa: | 24-Jan-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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