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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12130
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História |
Título(s) alternativo(s): | Igniting the lamp: Memories in dispute at a farm in the Paraíba Valley Fluminense and its uses in Teaching |
Autor: | Moraes, Silvana Nunes Fontes |
Primeiro orientador: | Silva, Daniel Pinha |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Renata Figueiredo |
Segundo membro da banca: | Viana, Iamara da Silva |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado busca, de maneira geral, analisar as estratégias e seleções de memória construídas a partir das fazendas e seu potencial pedagógico para aulas de História, que visem acender o candeeiro , isto é, despertar um sentimento de identidade e sensibilização em relação aos escravizados e suas heranças para a formação social brasileira. Acender o candeeiro é uma metáfora para repensar formas de abordagem das memórias sensíveis, contidas nesses roteiros. Para alcançar este objetivo, faremos um estudo de caso sobre o roteiro turístico proposto pela Fazenda Santa Eufrásia e as recomendações de um termo de ajustamento de conduta, proposto pelo Ministério Público, tendo em vista os usos do passado empenhados ali e seus fins turísticos e comerciais e os modos pelos quais o professor de história poderia se apropriar da visitação à fazenda em sua aula, ou seja, que o professor se faça autor da aula na medida em que consegue realizar uma avaliação crítica das múltiplas formas de difusão pública da história da região, compreendendo, em que medida é possível acender o candeeiro a partir da experiência da visitação a esta fazenda ou outras na região. Neste sentido, apresentamos também uma proposta de formação de professores e um roteiro pedagógico a ser utilizado e adaptado por professores em visitações as fazendas no Vale do Paraíba Fluminense. |
Abstract: | This Master's Dissertation seeks, in a general way, to analyze the strategies and memory lessons built from the farms and their pedagogical potential for History classes, which aim to light the lamp , that is, to awaken a sense of identity. and sensitization regarding the enslaved and their inheritances for the Brazilian social formation. Lighting the lamp is a metaphor for rethinking ways of approaching sensitive memories contained in these scripts. To achieve this goal, we will make a case study on the tourism itinerary proposed by Fazenda Santa Eufrásia and the recommendations of a conduct adjustment agreement, proposed by the Public Prosecution Service, considering the past uses committed there and their tourism purposes. and commercials, and the ways in which the history teacher could appropriate the visitation to the farm in his class, that is, the teacher to author the class to the extent that he can critically evaluate the multiple forms of public dissemination the history of the region, including the extent to which it is possible to light the lamp from the experience of visiting this farm or others in the region. In this sense, we also present a proposal for teacher training and a pedagogical script to be used and adapted by teachers to visit the farms in the Paraíba Fluminense Valley. |
Palavras-chave: | Public history Paraíba Valley Slavery Memorie História pública Vale do Paraíba Escravidão Memória |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | MORAES, Silvana Nunes Fontes. Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no Ensino de História. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12130 |
Data de defesa: | 5-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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