Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12131
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Saberes e fazeres docentes em ensino de História no CAp/UERJ em contexto das políticas educacionais |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge and practices of the teachers in history teaching the CAp/UERJ in context of current educational policies |
Autor: | Abrantes, Cristiana de Lima Tomaz ![]() |
Primeiro orientador: | Cabral, Maria Aparecida da Silva |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Helena Maria Marques |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa |
Terceiro membro da banca: | Paim, Elison Antonio |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo apresentar nossa pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História PPGEH da UERJ, (PROFHISTÓRIA Mestrado Profissional em Rede Nacional). Buscamos compreender como alguns dos professores de História, de uma instituição pública de excelência no Ensino Médio CAp/UERJ, localizada no Rio de Janeiro, mobilizam seus saberes, socialmente construídos, e, especialmente, que diálogos tecem com as políticas educacionais públicas, em momentos de construção e/ou apresentação de novas reformas educacionais à comunidade educacional. Em tempos de crescente controle do Estado nos currículos educacionais no Brasil, cabe enfatizar que, pesquisas que focalizam os professores e suas práticas podem contribuir para a construção de novos olhares no campo do ensino da História escolar. Nessa direção, problematizamos os modos como os docentes entrevistados se posicionam frente à atual reforma em curso no país a exemplo das discussões da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como, da Reforma do Ensino Médio, pois a hipótese que sustentamos é que a forma como essas ações do governo têm sido implementadas produzem um certo silenciamento de saberes e fazeres docentes. Para tanto, estamos considerando a visão dos professores, sujeitos principais desta investigação, em diálogo ou até mesmo em contraposição a esses currículos prescritos. Como procedimentos de pesquisa, realizamos a análise das narrativas construídas por esses profissionais coletadas em entrevistas, estabelecendo a interlocução com autores do campo do currículo, da educação, da história oral e da historiografia. |
Abstract: | The present text aims to present our master's research in the Post-Graduate Program in Teaching History - PPGEH - UERJ, (PROFHISTÓRIA - Professional Master in National Network). We seek to understand how some of the History teachers, in a public institution of excellence in High School - CAp/UERJ, located in Rio de Janeiro, mobilize their knowledge, socially constructed, and especially that dialogues weave with the public educational policies, at times of construction and / or presentation of new educational reforms to the educational community. In times of increasing state control in educational curricula in Brazil, it should be emphasized that research that focuses on teachers and their practices can contribute to the construction of new perspectives in the field of teaching of school history. In this direction, we problematize the ways in which the teachers of this discipline position themselves in front of the present reform in course in the country like the discussions of BNCC (National Curricular Common Base), as well as, the one of the Reformation of High School, since the hypothesis that sustains this research is that the way these government actions have been implemented produces a certain silencing of teacher knowledge and practices. To do so, we are considering the vision of the teachers, the main subjects of this investigation, in dialogue or even in opposition to these prescribed curricula. As research procedures, we performed the analysis of the narratives constructed by these professionals collected in interviews, establishing the interlocution with authors of the curriculum field, in education and oral history, in historiography. |
Palavras-chave: | Curriculum Teaching history Educational reforms Knowledge and practices of the teachers Cap/UERJ Currículo Ensino de História Reformas educativas Saberes e fazeres docentes CAp/UERJ |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | ABRANTES, Cristiana de Lima Tomaz. Saberes e fazeres docentes em ensino de História no CAp/UERJ em contexto das políticas educacionais. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/12131 |
Data de defesa: | 14-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Cristiana Abrantes.pdf | 582,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.